A Rolls-Royce conseguiu dar um belo passo rumo à sustentabilidade e a futuro mais verde.

A montadora anunciou que seu motor a jato gigante de demonstração, o UltraFan, chegou à potência máxima com combustível 100% sustentável, além de que seus motores civis atuais são 100% compatíveis com esse tipo de combustível.

UltraFan

Usar compósitos no motor indica que ele é mais leve que um equivalente em liga de titânio e é 10% mais eficiente que o modelo anterior, o Trent XWB, indica o New Atlas.

A Rolls-Royce afirma que algumas das tecnologias do UltraFan poderão ser incorporadas a outros motores da montadora. Todos eles são certificados para uso apenas com combustível sustentável.

Entre alguns modelos certificados, estão:

Hora do teste real

O Trent 1000 equipa um Boeing 787 Dreamliner, que deve fazer o primeiro voo transatlântico do mundo abastecido 100% com combustível sustentável. Hoje, os padrões internacionais permitem que somente 50% desse combustível seja misturado com 50% do tipo convencional usado na aviação.

A expectativa é que esses voos de teste e demonstrações em solo possam demonstrar que os obstáculos técnicos tenham sido superados de uma vez por todas.

Estimamos que, para atingir o Net Zero voando até 2050, uma combinação de turbinas a gás altamente eficientes e de última geração, como a UltraFan operando com 100% SAF [combustível sustentável], contribuirá, provavelmente, com cerca de 80% da solução total, e é por isso que o anúncio de hoje é marco importante para a Rolls-Royce e para a indústria em geral.

Simon Burr, Diretor do Grupo de Engenharia, Tecnologia e Segurança da Rolls-Royce, em comunicado