Portugal venceu a Islândia por 2 a 0, na tarde deste domingo, 19, no estádio José Alvalade, em partida válida pela 10ª e última rodada do Grupo J das Eliminatórias da Eurocopa. Com gols de Bruno Fernandes e Ricardo Horta, os portugueses encerraram a participação na fase de grupos com 100% de aproveitamento.
O resultado garantiu 30 pontos, sendo 10 vitórias em 10 jogos, para Portugal. Já eliminada, a Islândia ficou com apenas 10 pontos e a quarta posição. No Grupo J se classificaram Portugal e Eslováquia.
Jogando mais uma partida para cumprir tabela, já que havia garantido a classificação antecipada, Portugal fez um jogo tranquilo contra uma Islândia que já não brigava por nada no Grupo J. Mesmo sem jogar na ponta dos cascos, os portugueses dominaram a partida e foram absolutos nas chances criadas.
Apesar das 15 finalizações contra a meta islandesa, Portugal só conseguiu abrir o placar Aos 36 minutos, quando Bernardo Silva, em jogada de efeito, ajeitou a bola de calcanhar para Bruno Fernandes, que dominou e bateu cruzado com força, sem dar chances ao goleiro Valdimarsson.
Com atuação simples, Cristiano Ronaldo apareceu pouco diante do adversário. O craque acabou passando em branco e viu Lukaku comandar a goleada da Bélgica e ultrapassá-lo na liderança da artilharia.
Portugal voltou burocrático para a segunda etapa. Abusando um pouco mais nas bolas cruzadas na área, os comandados do técnico Roberto Martínez criaram pouco, mas também não deixavam a Islândia gostar do confronto. O goleiro Diogo Costa saiu da partida praticamente sem sujar o uniforme.
Mesmo com baixo ritmo, os líderes do Grupo J pregaram a última tampa do caixão aos 20 minutos. João Félix ajeitou a bola e chutou cruzado. O goleiro Valdimarsson soltou a bola nos pés de CR7, que finalizou no rebote, mas viu o goleiro islandês fazer nova defesa, mas soltando a redonda. Na terceira oportunidade, Ricardo Horta apareceu para empurrar pro fundo do gol e fazer o segundo do jogo.
A única chance de gol para a Islândia só surgiu aos 47 minutos, já nos acréscimos, quando Traustason, dentro da área, finalizou, a bola desviou na cabeça de Raphael Guerreiro e beijou o travessão. Após o lance, o árbitro sinalizou o fim da partida.
Fonte: Ogol
Comentários