Em 1993, os cinéfilos foram agraciados com uma safra impressionante de filmes, que incluíam desde clássicos instantâneos até produções elogiadas pela crítica, sucessos de bilheteria e pérolas nostálgicas que marcaram época e até hoje são lembrados com muito carinho.

A fim de relembrar esse ano, resolvemos fazer uma lista selecionando os 10 melhores filmes lançados em 1993. Para tornar a experiência ainda mais conveniente e acessível para você, selecionamos títulos que constam nos catálogos dos serviços de streamings mais populares em número de assinantes. 

Filmes de 1993 nos Streamings

Jurassic Park

“Jurassic Park” (1993) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Telecine.

Maior bilheteria do ano de 1993, “Jurassic Park” conta com a direção de Steven Spielberg e trouxe dinossauros para as telonas através de efeitos especiais impressionantes que combinaram animatrônicos e CGI.

No enredo, um milionário (Richard Attenborough) cria um parque temático de dinossauros em uma ilha remota. Para ressuscitar as criaturas extintas,  foi utilizado uma tecnologia de clonagem de DNA. 

Antes da abertura ao público, o ricaço convida seus netos e um grupo de cientistas – vividos por Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum – para uma visita prévia. No entanto, um acidente permite que perigosos dinossauros escapem de suas jaulas.

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador

“Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador” (“What’s Eating Gilbert Grape”, 1993) / Crédito: Paramount Pictures, J&M Entertainment (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Este drama conta com atuações aclamadas de seu elenco e uma história tocante sobre relacionamentos familiares, sacrifício pessoal e busca pela liberdade. O longa é protagonizado por Johnny Depp e conta com Juliette Lewis e Leonardo DiCaprio, que foi indicado ao Oscar por esse papel.

A trama é centrada em Gilbert Grape (Depp), um jovem responsável pelo sustento de sua família, que inclui duas irmãs excêntricas, seu irmão com deficiência intelectual (DiCaprio) e sua mãe, que sofre de obesidade mórbida e depressão. Entretanto, quando uma jovem forasteira (Lewis) chega à cidade, a vida de Gilbert ganha novas perspectivas.

Uma Babá Quase Perfeita

“Uma Babá Quase Perfeita” (“Mrs. Doubtfire”, 1993) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Dirigido por Chris Columbus (“Esqueceram de Mim”, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “ Harry Potter e a Camara Secreta”) “Uma Babá Quase Perfeita” é uma comédia para toda a família. O filme é estrelado por Robin Williams no papel principal, Sally Field, Pierce Brosnan, e Lisa Jakub. 

Na história, um pai divorciado concebe um plano inusitado para ficar mais perto de seus filhos. Ele se disfarça como uma babá idosa e consegue ser contratado por sua ex-esposa. Agora, ele deve manter sua dupla identidade, acarretando inúmeras confusões.

O Estranho Mundo de Jack

“O Estranho Mundo de Jack” (“The Nightmare Before Christmas”, 1993) / Credito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Uma das principais animações do ano, “O Estranho Mundo de Jack” utiliza a técnica stop-motion e possui uma estética gótica e sombria, características de Tim Burton, o produtor do filme.

Dirigido por Henry Selick, o filme é um musical natalino centrado em Jack Skellington, que vive na cidade do Halloween e é o centro das atenções dos Dia das Bruxas. Entretanto, Jack já está de saco cheio dessa mesma rotina anual. Porém, as coisas mudam quando ele descobre o portal do natal e fica obcecado com o espírito natalino. 

O Fugitivo 

“O Fugitivo” (“The Fugitive”, 1993) / Credito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

“O Fugitivo” é um dos filmes de suspense e ação mais aclamados pela crítica e pelo público dos anos 90. O longa-metragem é dirigido por Andrew Davis e estrelado por Harrison Ford e Tommy Lee Jones, que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance.

A trama gira em torno de um médico cirurgião bem-sucedido (Ford) que é injustamente condenado à pena de morte pelo assassinato de sua esposa. No entanto, ele escapa da prisão e se torna um fugitivo determinado a provar sua inocência. Contudo, ele passa a ser perseguido por um agente determinado (Jones).

Vestígios do Dia 

“Vestígios do Dia” (“The Remains of the Day”, 1993) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix.

“Vestígios do Dia” é um dos filmes mais aclamados pela crítica deste ano e também fez sucesso nas bilheterias. Dirigido por James Ivory, o longa é uma adaptação de um romance de mesmo nome e se desenrola na Inglaterra entre os anos 1930 e 1950.

A obra segue Stevens (Anthony Hopkins), um mordomo tradicional que segue rigorosamente os padrões de etiqueta e serviço exigidos pela aristocracia. Mesmo quando seu empregador revela ligações com o partido nazista alemão, Stevens mantém sua dedicação ao trabalho. O filme explora suas memórias e reflexões, com ênfase no relacionamento não declarado entre ele e a governanta Miss Kenton (Emma Thompson).

Filadélfia

“Filadélfia” (“Philadelphia” 1993) / Crédito: TriStar Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Trazendo com tema central as questões relacionadas a HIV/AIDS e a homofobia, “Filadélfia” é um drama dirigido por Jonathan Demme (“O Silêncio dos Inocentes”) e estrelado por Tom Hanks, que ganhou o Oscar de Melhor Ator por esse trabalho, e Denzel Washington.

No enredo, um advogado prestigiado (Hanks) é demitido por seus chefes após descobrirem que ele é portador do vírus HIV. Depois de muitas recusas, ele consegue contratar um relutante e homofobico advogado de pequenas causas (Washington). Contudo, à medida que ambos avançam no caso e se tornam amigos, uma luta por justiça é travada frente a uma sociedade preconceituosa.

Risco Total

“Risco Total” (“Cliffhanger”, 1993) / Crédito: TriStar Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Um dos principais filmes de ação do ano, “Risco Total” é dirigido por Renny Harlin (“Do Fundo do Mar”, “Duro de Matar 2”, “A Hora do Pesadelo: O Mestre dos Sonhos”) e estrelado por Sylvester Stallone. O elenco também inclui o ator John Lithgow, que encarna um vilão psicopata, Michael Rooker e Janine Turner.

O filme acompanha um guia alpinista traumatizado (Stallone) após não conseguir salvar uma amiga em uma operação de resgate nas montanhas. Após um período afastado, ele é convocado para resgatar um grupo que ficou preso nas montanhas. No entanto, tudo é uma armadilha arquitetada por criminosos que o utilizam para procurar uma mala de dinheiro roubada.

O Anjo Malvado 

“O Anjo Malvado” (“The Good Son”, 1993) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+.

Clássico da “Sessão da Tarde”, o suspense “O Anjo Malvado” quebrou as expectativas quando colocou o ator mirim Macaulay Culkin, no auge da carreira, em um papel sombrio que desviava do carisma visto em “Esqueceram de Mim”.

No enredo, um garoto (Elijah Wood) é enviado para passar um tempo com os tios e um primo de mesma idade (Culkin) após perder sua mãe em um acidente de carro. Porém, o terror em sua vida se agrava quando ele conhece melhor o seu primo, uma criança psicopata e perigosa.

Tombstone – A Justiça Está Chegando

“Tombstone – A Justiça Está Chegando” (“Tombstone”, 1993) / Credito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+.

O faroeste já estava fora de moda há um bom tempo no cinema e nos anos 90 são poucos os filmes do gênero. Contudo, “Tombstone” é um dos mais conhecidos exemplares do faroeste produzidos daquela época. A produção é estrelada por Kurt Russell, Val Kilmer, Sam Elliott e Bill Paxton. 

O filme segue a história dos irmãos Earp, figuras reais do velho oeste americano. Na história, esses homens da lei e seus aliados enfrentam os membros da gangue Cowboys, uma quadrilha de bandoleiros que infernizam as redondezas.