A demissão de Sam Altman pegou muita gente de surpresa. Após a grande repercussão, o novo CEO interino da OpenAI, Emmett Shear, prometeu uma investigação independente sobre o caso. Nesta segunda-feira (20), a Microsoft anunciou que Altman estavam se juntando à empresa para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada de inteligência artificial.

Leia mais

Investigação

O objetivo da investigação independente da OpenAI é restaurar a confiança na empresa depois dos últimos acontecimentos. O novo CEO, Emmett Shear, se pronunciou sobre os acontecimentos pelo X, antigo Twitter.

Está claro que o processo e as comunicações em torno da remoção de Sam foram muito mal tratados, o que prejudicou seriamente nossa confiança.

Emmett Shea, novo CEO interino da OpenAI

Emmett ainda apresentou um plano de três pontos para os primeiros 30 dias. Primeiro, vai contratar um investigador para analisar o processo que leva até “este ponto” e produzir um relatório completo. Na sequência, vai falar com funcionários, parceiros, investidores e clientes, e reformar a equipe de gestão e liderança à luz das recentes saídas em “uma força eficaz para gerar resultados para nossos clientes”.

Dependendo dos resultados, ele disse que impulsionará mudanças na organização, inclusive pressionando fortemente por mudanças significativas de governança, se necessário. As informações são da Reuters.

A estabilidade e o sucesso da OpenAI são importantes demais para permitir que turbulências os interrompam assim. Vou me esforçar para abordar as principais preocupações também, embora em muitos casos eu acredite que pode levar mais de um mês para alcançar o verdadeiro progresso.

Emmett Shea, novo CEO interino da OpenAI

CEO da OpenAI e criador do ChatGPT, Sam Altman, durante palestra
Sam Altman foi contratado pela Microsoft (Imagem: Lucy Nicholson/Reuters)

Motivo da demissão de Sam Altman ainda é um mistério