Os endereços eletrônicos são mais do que simples fontes de comunicação: atualmente, auxiliam na recuperação de senhas de perfis, e até como forma de autenticação de dois fatores. Contudo, também funcionam como uma isca para aplicar golpes e roubar dados de outros usuários. É por isso que é tão importante manter a sua privacidade e utilizar mecanismos de segurança para protegê-lo de hackers. A seguir, confira algumas dicas de como prevenir que o seu e-mail seja vazado.

Como e por que os e-mails vazam?

Imagem: Shutterstock

Há duas principais formas para que o endereço eletrônico de alguém caia na web. No primeiro caso, um site no qual você cadastrou o e-mail ou tem uma conta foi hackeado, e todos os dados dos clientes/usuários foram abduzidos por terceiros. No segundo, é possível que tenha cadastrado seu e-mail em um site suspeito, cujo único propósito era roubar dados dos internautas.

Seja como for, uma vez que os dados vazam, eles podem ser vendidos ou simplesmente disponibilizados na darknet. Quem os adquire os utiliza como forma de comunicação com você para aplicar golpes de phishing, por exemplo; ou até para hackear seu e-mail e impedir que você tenha acesso a ele para extorqui-lo. Também é possível que os cibercriminosos usem seu endereço de e-mail para se passar por você e conseguir roubar mais dados (seus ou da empresa em que você trabalha).

Como prevenir que seu e-mail seja vazado