A seleção de Portugal fechou participação nas Eliminatórias da Eurocopa com diversos feitos inéditos. Nada que o treinador Roberto Martínez já não tivesse feito antes.
Com campanha de 100% de aproveitamento e dez vitórias em dez partidas disputadas, Portugal ponteou o Grupo J, que contava também com Eslováquia, Luxemburgo, Islândia, Bósnia e Liechtenstein.
O espanhol Martínez, que assumiu o comando da seleção lusa com certa desconfiança, já havia obtido esse feito à frente da Bélgica. Nas Eliminatórias para a Euro 2020, os belgas somaram 30 pontos em 30 possíveis com Rússia, Escócia, Chipre, Cazaquistão e San Marino na chave.
Para Portugal, o desempenho irretocável na fase classificatória, com direito a 100% de aproveitamento, é inédito. Além disso, os lusos superaram uma marca que durava quase seis décadas – em 1966, a seleção do país obteve nove vitórias seguidas, ante o atual recorde de dez.
Os 36 gols marcados representam o melhor desempenho ofensivo de Portugal em Eliminatórias, seja da Euro ou da Copa do Mundo, bem como os dois gols sofridos são o menor número de tentos já registrado contra Portugal.
A seleção portuguesa é a nona na história a se classificar para uma edição de Eurocopa de forma invicta. Até hoje, apenas duas dessas seleções se sagraram campeãs da Euro.
Em 2012, a Espanha manteve a invencibilidade, somou sete pontos de nove possíveis na fase de grupos, e bateu na decisão a Itália.
Já na última edição, em 2020, duas seleções chegaram à disputa de forma invicta. Além da Bélgica de Martínez, a seleção italiana de outro Roberto, no caso Mancini, foi 100% na primeira fase e bateu Espanha e Inglaterra, nos pênaltis, para carimbar o título.
Com a Bélgica, o espanhol Martínez superou exatamente Portugal nas oitavas antes de cair para os campeões. Fica a lição de que a competição de verdade vem apenas na Eurocopa de fato. Martínez ficou marcado justamente por não conseguir levar a ótima geração belga a voos maiores…
Fonte: Ogol
Comentários