Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESPresidente da Petrobras e ministro de Minas e Energia entram em rota...

Presidente da Petrobras e ministro de Minas e Energia entram em rota de colisão por preço dos combustíveis

spot_img

Jean Paul Prates defende nova estratégia comercial e destaca critérios técnicos e operacionais

Em uma série de postagens no antigo Twitter, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, rebateu as cobranças públicas do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por uma redução nos preços dos combustíveis. Prates destacou que a Petrobras adotou uma nova estratégia comercial, priorizando o “não repasse da volatilidade do mercado internacional do petróleo” para evitar a incerteza gerada por fatores geopolíticos imprevisíveis.

O executivo referiu-se à mudança na política de paridade de importação dos preços dos combustíveis, criada no governo de Michel Temer, que estava atrelada às oscilações das cotações do petróleo e do dólar. Segundo Prates, em seis meses da nova estratégia, foram realizados quatro ajustes na gasolina e três no diesel. Ele ressaltou a importância de agir com base em parâmetros técnicos, logísticos e operacionais, evitando decisões por impulso.

Prates enfatizou que, se o Ministério de Minas e Energia desejar orientar a Petrobras a reduzir os preços diretamente, será necessário seguir a Lei das Estatais e o Estatuto Social da empresa. Ele explicou que a União deverá orientar formalmente a Petrobras por meio de um ato normativo, estabelecendo condições transparentes, com análise do Comitê de Investimentos e do Comitê de Minoritários.

Em resposta, o ministro Silveira reiterou a necessidade de redução nos preços dos combustíveis para controlar a inflação, destacando a função social da Petrobras. Ele questionou a justificativa de Prates de não repassar a volatilidade do petróleo ao consumidor diante das quedas nos valores do barril, argumentando que a empresa deve alinhar-se às promessas de campanha do presidente Lula de conter a inflação.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img