Você não precisa, e na realidade, não deve, esperar ter sua conta do Instagram invadida para tomar providências de segurança. Cuidados com a privacidade e proteção de dados são as principais preocupações dos usuários da internet. E com o avanço cada vez mais acelerado no número de perfis das redes sociais, precaução nunca é demais.
De olho na necessidade do usuário, o Instagram criou o checkup de segurança, um recurso para ajudar as pessoas que tiveram suas contas invadidas, fornecendo orientações sobre as etapas necessárias para protegê-las.
Isso inclui verificar a atividade de login, analisar as informações do perfil, confirmar as contas com que compartilham informações de login e atualizar as informações de contato para a recuperação da conta, como o telefone ou o email.
Existe um conjunto de ações recomendadas que todos devem realizar para proteger ainda mais as contas, como estas:
1- Habilitar a autenticação de dois fatores
Recomendação de alta prioridade. Você pode habilitar a autenticação (ou verificação em duas etapas) com o número de telefone ou um aplicativo de autenticação, como o Duo Mobile ou o Google Authenticator. Os app autenticadores são muito mais eficientes do que receber um SMS com código de verificação.
Para fazer o procedimento, você deve acessar as configurações do Instagram pelo app ou site, e escolher o perfil que deseja proteger na seção Central de Contas da Meta.
Atenção, se você tiver mais de uma conta associada ao mesmo email, será preciso ativar a autenticação em cada uma delas.
2- Manter seus dados atualizados
Atualize sempre o telefone e email associados ao dispositivo. Se algo acontecer com a sua conta, é dessa forma que o Instagram entrará em contato com você para garantir sua segurança.
Essas ações simples permitem que você recupere sua conta mesmo que as informações tenham sido alteradas por um hacker. Além de um endereço de email e número de telefone, vale também informar WhatsApp ou app de terceiros para confirmar que é você ao entrar usando um novo dispositivo.
3- Habilitar a solicitação de login
Quando você configurar a autenticação de dois fatores, receberá um alerta sempre que alguém entrar na sua conta, seja por um dispositivo ou pelo navegador que forem desconhecidos. Os alertas indicarão qual dispositivo tentou fazer o login e onde ele está localizado.
Assim, você irá gerenciar, aprovando ou recusando o mais rápido possível a solicitação. Para ver uma lista dos dispositivos que entraram recentemente na sua conta do Instagram, acesse “Configurações”, “Segurança” e “Atividade de login”.
Se não reconhecer um login recente, pode desconectar desse local ou dispositivo e informar à plataforma que não foi você.
4- Ter uma senha forte
Definir a senha de acesso ao Instagram é uma etapa muito importante. Talvez uma das mais visadas por terceiros que querem aplicar golpes. A senha deve ser exclusiva e não compartilhada com outras pessoas.
Não use senhas já aplicadas em outros serviços, como e-mails e contas bancárias. Uma senha considerada forte é altamente recomendada. Orientações frequentes indicam que o ideal é ter pelo menos seis caracteres, combinar números, letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e espaços.
Evite informações óbvias ou palavras que outras pessoas conheçam, como seu nome, apelido e data de nascimento, por exemplo.
Não repetir a mesma senha pode ser difícil, por isso você pode usar um gerenciador de senhas para guardar todos os códigos com facilidade e aumentar a segurança das suas contas.
Não se preocupe, você pode trocar a senha a qualquer momento.
5- Não clicar em links desconhecidos
Ao receber um link de um perfil desconhecido, não clique. É uma forma de evitar o phishing, um golpe comum na internet em que o criminoso se passa por uma pessoa ou empresa confiável.
Ao clicar, o criminoso coleta seus dados, como nome, senha e cartão de crédito, por exemplo. Esse tipo de golpe pode ser aplicado por e-mail, links e URLs aparentemente de perfis e empresas confiáveis, porque disfarçam de forma semelhante ao perfil idôneo.
Agora que já sabe e não vai clicar, se ainda ficar na dúvida, procure os canais oficiais da empresa para se certificar que a mensagem é verdadeira.
6- O Instagram não enviará um e-mail direto para você
Golpistas têm cada vez mais usado desse artifício para enganar o usuário. Contas mal-intencionadas enviam mensagens diretas para as pessoas, com o objetivo de acessar informações confidenciais, como senhas de contas.
Nas mensagens, alertam que sua conta corre risco de ser banida, ou que você está violando as políticas do Instagram sobre propriedade intelectual, ou que suas fotos estão sendo compartilhadas em outro lugar. Sempre são mensagens alarmistas, para forçar a ação do usuário.
Portanto, saiba que o Instagram nunca enviará uma mensagem direta para você. E você pode denunciar o conteúdo e bloquear a conta suspeita. Com o aumento dos casos de golpes por mensagens, o Instagram passou a exibir avisos na parte superior da Caixa de Entrada para informar às pessoas sobre essas mensagens.
Caso realmente o Instagram precise entrar em contato com você para falar sobre a sua conta, isso será feito por meio da aba “Emails do Instagram” nas suas configurações. Esse é o único lugar em que você encontrará comunicação direta e autêntica feita pela rede social no app.
Para acessar essa seção, toque em “Configurações”, “Segurança” e “Emails do Instagram”. Você pode confiar nessa seção para determinar se um email que recebeu do Instagram é autêntico.
7- Verificar informações de sua conta
Na opção de Segurança, você pode revisar as informações de sua conta. Os dados de sua conta incluem, entre outros, seu histórico de pesquisas, hashtags seguidas, alterações em sua biografia, stories com os quais você interagiu e muito mais.
É uma forma de estar sempre atento ao seu histórico de atividades e confirmar cada ação, que o Instagram sempre mantém salva na internet.
8- Desconectar aplicativos de terceiros da sua conta
Apps de terceiros tentarão te seduzir com promessas falsas, como interesse em comprar seguidores no Instagram e seu perfil foi escolhido. A rede social condena essa prática. Não é recomendável usar apps que oferecem curtidas e seguidores.
Alguns aplicativos que não são do Instagram oferecem curtidas ou seguidores em troca de informações de login do Instagram. Nenhum desses serviços é afiliado ou tem o apoio da rede social.
Não use aplicativos de terceiros para ter acesso a recursos extras. Em geral, são enganosos e no fim das contas, contem malware ou tem o intuito de vazar seus dados pessoais. Além disso, desconectar apps de terceiros evita que sua conta seja suspensa ou hackeada.
Por fim, tomando os cuidados necessários, você ainda pode denunciar contas suspeitas. Apesar de existir uma infinidade delas, caso suspeite de um perfil no Instagram, pode acessá-lo, tocar nos três pontos, no canto superior direito. Em seguida, toque em denunciar e siga as instruções na tela.
Para obter mais informações, visite a Central de Ajuda do Instagram.
Fonte: Olhar Digital
Comentários