A OpenAI se tornou o assunto do fim de semana após demitir, na sexta-feira (17), o CEO e “rosto” da empresa, Sam Altman. Em meio a diversas reviravoltas para tentar resolver a crise instalada, a startup de IA teria oferecido o cargo do antigo diretor ao chefe da Anthropic, além de ter considerado uma fusão com a rival.
De acordo com o The Information, o caso teria ocorrido antes da OpenAI anunciar Emmett Shear como o novo CEO interino, em uma tentativa de acalmar os investidores. Além de convidar Dario Amodei, CEO da Anthropic, para ocupar o lugar de Altman, a companhia também teria dado a ideia de uma fusão entre as startups de IA. Amodei recusou as duas ofertas, segundo fontes ao portal.
O que aconteceu:
Vale lembrar que os cofundadores da Anthropic também foram executivos da OpenAI. O acordo entre eles foi rompido em 2020 devido a divergências sobre como garantir o desenvolvimento seguro e a governação da IA.
Atualmente, a startup recebe investimentos do Google e da Amazon e seu modelo de IA, Claude AI, tem destaque contra o GPT da OpenAI.
Fonte: Olhar Digital
Comentários