Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Vídeo mostra momento em que bombeiro à paisana salva criança engasgada no shopping

21/11/2023 às 17:40
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Vídeo mostra momento em que bombeiro à paisana salva criança engasgada no shopping

Uma rápida ação que salvou a vida de uma criança foi capturada por câmeras de monitoramento, no fim da tarde deste domingo (19), na praça de alimentação do shopping de Dourados.

Nas imagens é possível ver o momento em que a mãe percebe que a criança está engasgada, pega ela no colo e na sequência ela se desespera ao ver que a criança, um menino de pouco mais de um ano de idade, não consegue respirar.

A mãe começa a pedir ajuda e rapidamente um homem se aproxima, pega a criança no colo e realiza a manobra de desengasgue. A criança já estava com a boca roxa no momento do socorro.

O homem no vídeo é o bombeiro Hilton Ratier de Sousa Junior, soldado do Corpo de Bombeiros de Naviraí (MS), onde reside. Ele está de férias e no momento do fato estava na praça de alimentação no shopping de Dourados, acompanhado da esposa, conforme contou com exclusividade ao Dourados News.

“Notei uma movimentação estranha por parte da mãe, a angústia em seu rosto ativou meu exercício, prontamente entendi a situação e corri para prestar o suporte! A criança estava com a coloração roxa, o termo técnico é cianótico, isso ocorre por conta da falta de oxigênio devido à obstrução das vias aéreas pelo engasgo”, conta.

Felizmente a criança desengasgou logo no início da manobra e após confirmar que ela estava bem e respirando normalmente, Hilton a entregou de volta para a mãe que estava em estado de choque.

Ele conta que essa não é primeira vez que realiza em salvamento nessa situação, inclusive em momentos de folga, como o desta vez.

O vídeo da manobra está disponível nas redes sociais do Dourados News, confira:

 

Uma publicação compartilhada por Dourados News ® • A Fonte da Informação (@jornaldouradosnews)

 

COMO AGIR NESSES CASOS?
A tática utilizada pelo bombeiro é conhecida como Manobra de Heimlich, que pode ser aplicada em crianças e adultos. No caso de criança pequena o indicado é colocar o bebê sobre o braço, de cabeça para baixo. Segurar a boca da criança, deixando meio aberta e fazer cinco compressões firmes entre as escápulas, no meio das costas.

Após isso, com um dedo se abre a boca da criança, vira de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar. Caso ela continue com dificuldades para respirar, o indicado é fazer cinco compressões torácicas, onde e coloca dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.

Se ela não se recuperar, repita a manobra do início. Paralelo a isso é importante que alguém entre em contato com o Samu (telefone 192) ou os Bombeiros (telefone 193), que vão acompanhar a técnica e tomar as medidas necessárias.

“É comum crianças se engasgarem, como também é normal os genitores entrarem em desespero, afinal é o seu filho. O conhecimento é de extrema importância nas mais variadas situações, fui feliz nessa situação, pois eu sabia o que estava acontecendo, o que fazer e como fazer, todos nós podemos realizar muitas coisas para ajudar outras pessoas, basta buscar o auto aperfeiçoamento”, finaliza Hilton.

LEI LUCAS
Conforme informado anteriormente pelo Dourados News, a Lei Lucas foi aprovada em dezembro de 2022, onde professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico devem ser capacitados em primeiros socorros. Essa preocupação surgiu por conta do menino Lucas Begalli, de 10 anos, que perdeu a vida em um passeio da escola, após sofrer asfixia mecânica comendo um cachorro-quente. O menino era estudante em Campinas, interior de São Paulo. 

Dourados iniciou o treinamento em outubro deste ano, mesmo antes da obrigatoriedade da Lei, quando o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), em parceria da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e da Semed (Secretaria Municipal de Educação), promoveu um curso sobre a importância das manobras de desengasgo e primeiros socorros.

Posteriormente, o curso será ministrado em todas as escolas da rede municipal de ensino. Em 2024, cada escola capacitada receberá um selo de certificação da Lei Lucas. 
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias