Na guerra contra “ad-blockers” – aqueles bloqueadores de anúncios para navegadores – o YouTube implementou um mecanismo para barrá-los. Mas ele tem uma espécie de efeito colateral: atrasa o começo dos vídeos.

Para quem tem pressa:

Alguns espectadores do YouTube que usam Firefox ou Edge em vez do Chrome relataram ter que esperar cerca de cinco segundos sempre que tentam carregar um vídeo. Em gravações de tela compartilhadas no Reddit e em outros fóruns online, os usuários mostram como a tela fica em branco quando clicam num vídeo na plataforma.

No entanto, quando eles mudam para o Chrome, esse período de espera parece não existir. O Android Authority e o 404media, que divulgaram as reclamações dos usuários, não conseguiram replicar o fenômeno.

YouTube x ‘ad-blockers’

Ícone do aplicativo do YouTube na tela inicial de um iPhone
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

O apontamento de que o mecanismo anti-adblocker do YouTube tem causado os atrasos nos vídeos se baseia no código encontrado por alguns usuários do YCombinator e do Reddit.

Em nota ao Android Authority, o Google admitiu que implementou um sistema destinado a incentivar os espectadores a desinstalarem seus bloqueadores de anúncios. A empresa afirmou que os usuários que têm bloqueadores de anúncios instalados “podem ter uma experiência de visualização abaixo do ideal” independentemente do navegador que escolherem.

“Para apoiar um ecossistema diversificado de criadores globalmente e permitir que bilhões acessem seu conteúdo favorito no YouTube, lançamos um esforço para incentivar os espectadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios”, escreveu o porta-voz da plataforma.

O YouTube começou a reprimir bloqueadores de anúncios no começo de 2023, mas intensificou ainda mais em novembro ao impedir que os espectadores ao redor do mundo assistissem a vídeos, a menos que desativassem seus aplicativos, complementos e extensões.