Em comemoração ao aniversário da Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, o Museu Republicano de Itu (SP) atualizou seu tour virtual. Visitantes terão acesso ao acervo sobre o começo do regime republicano brasileiro com apenas alguns cliques e sem precisar se deslocar até o espaço.

A visita virtual conta com recursos de audiodescrição dos conteúdos, mensagens em áudio e também poderá ser feita com óculos de realidade virtual. Todos os ambientes do museu contam com ícones de informação sobre edifício, acervos e exposições.

Novidades em cartaz

Amostra Viagens Fluviais – Imagem: divulgação/MRI

Detalhes das exposições

Em 1873, representantes de clubes republicanos de várias cidades de São Paulo e até do Rio de Janeiro se reuniram para discutir o cenário político do Brasil. Foi a partir dessa reunião que ficaram definidas as bases para a fundação do Partido Republicano Paulista (PRP). A partir daí, se iniciou uma trajetória que mais tarde se desdobraria na Proclamação da República.

Na exposição Circulações da Convenção de Itu, o público poderá ver imagens e objetos que fazem parte desse momento histórico chamado de Convenção Republicana de Itu, que inclusive aconteceu no sobrado que abriga o museu.

As obras do aquarelista Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875) estão em exibição na amostra Miguelzinho Bordado. Em outra mostra, sobre viagens fluviais, o museu conta a história das expedições pelos rios entre Porto Feliz (SP) e Cuiabá (Mato Grosso).

Amostra Miguelzinho Bordado – Imagem: divulgação/MRI

Já em Cardápios e Banquetes na Primeira República, é possível conferir uma coleção de cardápios do ex-presidente Washington Luiz, além de peças de louça, conjuntos de chá e café, além de serviços de jantar importados e nacionais. Todas as amostras podem ser acessadas clicando aqui.

Sobre o Museu Republicano de Itu

O Museu Republicano de Itu foi inaugurado em 1923, durante as comemorações do cinquentenário da Convenção de Itu. Em 2023, portanto, o local está celebrando seu centenário.

Além de destacar o movimento republicano e a primeira fase da República brasileira, o museu explora a história de Itu e da região. Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu Paulista, explicou ao Jornal da USP qual é a origem de parte do acervo:

No plano histórico, o museu tem seu acervo dedicado à Primeira República, que vai desde a proclamação até 1930. Foi constituído em parte por meio da doação de personagens e familiares, ligados ao movimento republicano. O acervo é diversificado e conta com coleção e fotografias, textos e mobiliários.

Originalmente como sede em Itu do Museu Paulista, o Museu Republicano tornou-se parte da USP em 1963. Confira mai informações no site do museu.