Empreendedorismo e inovação são destaques de Mostra de Comunicação
Anuncie Aqui
Empreendedorismo e inovação são destaques de Mostra de Comunicação
Os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Unigran participaram da 16ª Mostra de Comunicação e 13ª Feira de Produtos Malucos. Além de apresentar trabalhos realizados pelos estudantes, o evento é uma importante ferramenta para destravar o empreendedorismo e o pensamento “fora da caixa”, deixando o futuro profissional preparado para o mercado de trabalho.
O coordenador do curso, Oseias Iapechino, explicou que na Mostra de Comunicação os acadêmicos do 8º semestre apresentam o Projeto Experimental – PEX, no qual os estudantes formam agências e precisam trabalhar com uma empresa da cidade. No dia do evento, eles apresentam parte dos resultados e são avaliados por profissionais da área e professores da Instituição.
Já a Feira de Produtos Malucos é realizada pelos calouros, em que eles precisam apresentar produtos comuns, com funcionalidades diferentes das usuais e que solucionem um problema social.
Além disso, os acadêmicos do 6º semestre apresentaram “pitchs de vendas”. A partir da disciplina de ‘Gestão de Marcas e Produtos’, os estudantes precisaram desenvolver uma proposta comercial para angariar recursos para a empresa que estavam representando. E, por fim, o 3º semestre ficou responsável pela cobertura de todo o evento.
“A mostra foi feita e idealizada para que os alunos pudessem mostrar um pouco do que eles vêm aprendendo no semestre todo. E é um evento que acaba envolvendo todos os semestres e todas as turmas”, comentou o coordenador.
Oseias ainda destacou a importância dos acadêmicos, desde a graduação, já entenderam sobre empreendedorismo e como montar sua empresa. “Essa visão do empreendedorismo é interessante porque não limita os nossos alunos a apenas a serem funcionários, mas os prepara para atenderem o seu próprio negócio, a sua loja, a loja familiar, dele ter a capacidade de ajudar dentro dessa comunicação e do marketing de onde ele estiver inserido e também empreender, se ele estiver mais aguerrido, tiver mais curiosidade de ter o seu próprio negócio, eles estão preparados para isso”, ressaltou.
Entre as agências experimentais do PEX, estava o Estúdio CAPS. A responsável pelo atendimento, Ellen Lima, explicou que o nome vem da tecla “Caps Lock” e também da Capivara, já que eles possuem uma visão voltada para a região.
Durante a mostra, eles estavam representando a empresa Golden City Company. Ellen afirmou que foi uma experiência muito importante para o grupo, para entenderam sobre a publicidade na prática.
“Nós precisamos prospectar um cliente, aplicar uma pesquisa e desenvolver materiais inovadores, com base na necessidade real daquele cliente. Com isso, nós aprendemos o que é a publicidade na prática. Tivemos a oportunidade de colocar nossas habilidades em prática, e ver resultados reais”, comentou Ellen.
Danilo Silva, produtor audiovisual da CAPS, apontou que começar a empresa “do zero” foi uma grande experiência, para entender mais sobre como é empreender e sobre o trabalho real em grupo.
“Eu acredito que a Mostra é uma oportunidade única, dentro do curso de Publicidade, que nos proporciona utilizar o máximo de criatividade e conhecimento que desenvolvemos durante os quatro anos da graduação. Na Mostra temos a oportunidade de expressar tudo que sentimos nesse meio criativo e saber mais sobre empreendedorismo. É uma oportunidade para o mercado de trabalho também, porque acontece muito network e para os novos acadêmicos fica um incentivo de que todo esforço destes anos valem a pena”, relatou o acadêmico.
A publicitária e jornalista Kamila Rios já passou por todo o estresse e alegria da Mostra de Comunicação e este ano voltou, mas desta vez como avaliadora, destacando a qualidade dos trabalhos apresentados. “Eu achei a Mostra sensacional! Achei muito legal incluir os outros semestres, cada um com a sua proposta, dentro do seu conhecimento do que já aprendeu, trazendo algo para a feira. Eu fiquei encantada com a qualidade do que os alunos apresentaram, principalmente do PEX, porque, como profissional, vejo que vão entrar no mercado de trabalho profissionais bem informados, com qualidade de conteúdo, sabendo o que fazer. Claro que vão adquirir a experiência de primeiro trabalho, mas já com uma consciência muito bacana”, assegurou.
Ela ainda admitiu que gostou bastante da troca de experiências com os acadêmicos, principalmente porque a Mostra foi dividida em dois dias, então teve bastante tempo para conversar e analisar os trabalhos apresentados.
“Nós, que somos egressos, temos o olhar de ‘nossa, já passei por isso’, mas hoje podemos dar um conselho, podemos auxiliar e avaliar também os trabalhos. Então, para mim, a troca de experiência foi sensacional. Para os acadêmicos, o importante da Mostra é colocar em prática, ter aquele gostinho de experiência, de saber como vai ser lá na frente, como é tratar um cliente, quais são os desafios, como contornar situações ou como aproveitar os frutos do que eles fizeram. Então, eu acho que, nesse sentido, a Mostra é muito importante.
Além de poder mostrar para a sociedade o que está sendo feito, para as pessoas entenderem um pouquinho da nossa área de comunicação e assim, poder valorizá-la”, finalizou Kamila.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários