Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Deputado André Janones pede rachadinha de assessores em áudio vazado

27/11/2023 às 12:32
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Em uma reunião com assessores na Câmara dos Deputados, o deputado federal André Janones (Avante-MG) exigiu que parte dos salários dos servidores fosse usada para pagar suas despesas pessoais. A prática, conhecida como rachadinha, é considerada ilegal e pode levar à cassação e à inelegibilidade do parlamentar.

O áudio da reunião foi obtido pela coluna do jornalista Guilherme Amado, da revista Época. Nele, Janones diz que precisa da ajuda dos assessores para quitar as dívidas que ficaram de sua campanha a prefeito de Ituiutaba (MG), em 2016. Ele afirma que perdeu todo o seu patrimônio na disputa e que quer reconstruí-lo com o dinheiro dos servidores.

“Casa, carro, poupança e previdência”, revelou Janones, sem saber que estava sendo gravado. O deputado foi o segundo mais votado de Minas Gerais em 2022, com 238 mil votos.

Janones tentou convencer os assessores de que a rachadinha não era corrupção, mas sim uma forma de “participação” na sua trajetória política. Ele também disse que não se importaria em perder o mandato caso fosse denunciado.

“E se eu tiver que ser colocado contra a parede, eu não tô fazendo nenhuma questão desse mandato. Para mim, renunciar hoje seria uma coisa tão natural. Se amanhã vier uma decisão da Justiça: ‘o André perdeu o mandato’, você sabe o que é eu não me entristecer um milímetro?”, declarou.

O áudio foi gravado pelo jornalista Cefas Luiz, ex-assessor de Janones, em fevereiro de 2019. Ele diz que levará a gravação à Polícia Federal junto com outras provas de supostas irregularidades no gabinete do deputado.

Em 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a rachadinha configura enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio público. A Corte cassou, por unanimidade, o registro de candidatura de uma postulante a vereadora em São Paulo e a declarou inelegível por oito anos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda definirá se rachadinha configura crime, seja de peculato ou corrupção. O julgamento envolve o deputado Silas Câmara, do Republicanos do Amazonas.

Fora de contexto

Procurada, a assessoria de Janones disse ter conhecimento de que um ex-assessor gravou o deputado. Contudo, afirmou que os áudios são “tirados de contexto”. O parlamentar não se manifestou sobre o assunto.

André Janones alcançou protagonismo na política nacional em 2022, quando anunciou a intenção de se lançar candidato à Presidência da República. Contudo, o parlamentar se retirou do pleito para coordenar as redes sociais da campanha de Lula, que venceu a eleição.

No segundo turno, o deputado teve atuação marcante nas redes. Ele chegou a admitir, em seu livro, fazer uso de fake news para tentar desestabilizar o então presidente Jair Bolsonaro.

 

Fonte: Metrópoles

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias