O Papa Francisco, que apresentou um quadro gripal no fim de semana, foi diagnosticado com uma inflamação pulmonar, mas seu estado de saúde é bom e estável, segundo o Vaticano. O pontífice recebeu antibióticos por via intravenosa e não tem febre. Ele manteve alguns compromissos importantes, como o encontro com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, nesta segunda-feira, 27.
Radiografia descarta pneumonia
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou em um comunicado que o estado de saúde do papa é bom e estável, e que sua condição respiratória melhorou claramente. Ele disse que a radiografia descartou uma pneumonia, mas mostrou uma inflamação pulmonar que estava provocando dificuldades respiratórias. Para aumentar a eficácia da terapia, o tratamento com antibióticos está sendo administrado por via intravenosa.
Papa agradece orações e carinho
O papa argentino, de 86 anos, agradeceu nas redes sociais as orações e as manifestações de carinho e solidariedade. Ele disse que se sente bem e que confia na providência divina. O líder da Igreja Católica foi submetido a uma cirurgia no intestino em 2021 e foi hospitalizado em duas ocasiões este ano, uma delas para outra operação.
Papa mantém viagem para Dubai
Apesar do quadro gripal, o papa pretende viajar na sexta-feira para Dubai, onde acontecerá a reunião anual do clima, a COP28. O papa deve discursar na COP28 de Dubai em 2 de dezembro. Francisco transformou a defesa do meio ambiente em uma das causas de seu papado e deve apelar aos países para que reduzam drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.
Papa recebe presidente do Paraguai
Antes da viagem, o papa recebeu o presidente paraguaio no Vaticano. O encontro aconteceu em uma atmosfera de cordialidade, com o apreço pelas boas relações bilaterais existentes e o desejo de que possam ser ainda mais reforçados, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado. O papa e o presidente do Paraguai falaram sobre o programa de governo de Santiago Peña para lutar contra a pobreza, além de diversos temas de interesse comum, como a proteção do meio ambiente, a situação dos países da região e o compromisso pela paz entre as nações.
*Com informações da EFE
Fonte: Jovem Pan News
Comentários