Brasileirão pode ter pior pontuação de campeão desde 2009

A disputa pelo título será ponto a ponto nesta reta final, com quatro clubes como candidatos, e outros dois ainda com chances matemáticas. Emoção não deve faltar nesta reta final, com um desfecho que deve consagrar o campeão com pior pontuação no Brasileirão desde o Flamengo, em 2009.

A história de 2009 é conhecida. O Flamengo era apenas o 10º colocado fim de 22 rodadas, com nove pontos de distância do líder, Palmeiras. O Rubro-Negro chegou ao topo apenas na penúltima rodada, e foi campeão com 67 pontos: a menor pontuação até hoje de um campeão brasileiro.

O cenário atual indica um campeão com pontuação semelhante. Palmeiras e Flamengo têm 63 pontos. O Botafogo tem 62 e o Atlético Mineiro 60. Com apenas três jogos por realizar, o máximo que o campeão pode somar de pontos é 72, no caso do Alviverde e do Rubro-Negro. O Bota pode chegar a 71 pontos, no que já seria o segundo pior registro de um campeão. Já o Galo tem o limite de 69 pontos.

Embora o trio Palmeiras, Flamengo e Atlético chegue embalado para a reta final, vencer três vezes seguidas é o melhor dos cenários, e também é improvável se considerarmos o aproveitamento dos candidatos. Os dois líderes tem 60% de aproveitamento, que se fosse mantido significaria uma pontuação final de aproximadamente 68 pontos. O time paulista teve três séries com três ou mais vitórias consecutivas no Brasileirão, o carioca apenas uma.

Confira abaixo a lista com a pontuação dos campeões, ano a ano, no modelo atual. O Brasileirão é disputado com 20 clubes em pontos corridos desde 2006.

Fonte: Ogol

Comentários