Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioESPORTESWest Ham e Atalanta defendem a ponta; Brighton carimba classificação na Liga...

West Ham e Atalanta defendem a ponta; Brighton carimba classificação na Liga Europa

spot_img

Entre goleadas e vitórias arrancadas no apagar das luzes, a Liga Europa conheceu seus primeiros classificados para a fase de mata-mata. Ainda sem nenhuma definição em relação aos posicionamentos dentro dos grupos, a briga pela vaga direta nas oitavas ganhou mais emoção.

West Ham e Atalanta defenderam as primeiras posições das suas chaves e jogam pelo empate na última rodada para confirmar a liderança. Longe de casa e, novamente, com o brilho brasileiro, o Brighton ressurgiu na competição europeia e jogou a responsabilidade ao Olympique de Marseille. Veja o resumo dos confrontos da quinta rodada da competição:

Não faltou disposição e oportunidades para Atalanta e Sporting saírem com a vitória no duelo direto pela liderança do Grupo D. Em casa, os italianos mostraram efetividade primeiro e saíram na frente aos 23 minutos, com Gianluca Scamacca. O time de Gasperini ainda ficou com boas oportunidades de ampliar a vantagem e não aproveitou.

O castigo veio na volta do intervalo e Marcus Edwards consolidou o empate para o Sporting. Os Leões de Alvalade tomaram conta das principais ações após buscar a igualdade e flertaram novamente a trave do goleiro Musso, desta vez em arremate de Pedro Gonçalves.

Apesar da iniciativa das duas equipes pela vitória, o empate em 1 a 1 traduziu o equilíbrio da partida e sustentou as posições no Grupo D. A Atalanta seguiu na ponta, com 11 pontos, e encaminhou a classificação direta para as oitavas, enquanto o Sporting chegou aos oito, e ficou a caminho dos playoffs da Liga Europa. 

Embalado na Liga Europa após as duas vitórias sobre o Ajax, o Brighton confirmou a boa fase e carimbou sua classificação para a próxima fase. Na Grécia, os Seagulls contaram novamente com o tempero brasileiro para bater o AEK Atenas por 1 a 0.

Depois de um primeiro tempo apertado, com os donos da casa acertando o poste, o time inglês abriu o placar cedo. Aos dez, João Pedro invadiu a área, sofreu a penalidade e converteu a cobrança. 

A vantagem deu conforto ao Brighton, que logo em seguida também ficou com superioridade numérica após a expulsão de Gacinovic. Os comandados de Roberto de Zerbi tomaram a liderança do Grupo B, ultrapassando momentaneamente o Olympique de Marseille, e garantindo no mínimo a presença nos playoffs da Liga Europa.

O West Ham visitou o lanterna do grupo, mas enfrentou dificuldades para traduzir seu volume de jogo em oportunidades. Na Sérvia, Backa Topola encaixou os Hammers na marcação e chegou a levar mais perigo na etapa inicial a partir dos contragolpes.

Mais concentrado, o West Ham voltou acelerando as ações no segundo tempo e amadureceu sua vantagem. Apesar das iniciativas melhores desde cedo, o gol do alívio nasceu somente no apagar das luzes. Aos 44, Soucek surgiu livre entre os defensores sérvios e completou cruzamento de Cornet, dando a vitória aos visitantes.

O triunfo fora de casa resultou na manutenção da liderança no Grupo A. O West Ham seguiu empatado com Freiburg nos 12 pontos, mas levando vantagem nos critérios de desempate. Na última rodada, o time de David Moyes recebe os rivais alemães em Londres para duelo direto pela ponta. 

Na República Tcheca, o Sparta Praga superou o líder da chave e voltou à briga por uma vaga na fase de mata-mata da Liga Europa. Os donos da casa abriram a vantagem no começo da etapa complementar e seguraram o placar magro de 1 a 0 sobre o Bétis.

O Sparta permaneceu na terceira posição, mesmo com a vitória, mas empatou em pontos com o Rangers, que ainda joga na rodada. O triunfo também impediu que o Bétis confimasse a classificação, parando os espanhóis nos nove pontos.

Avassalador desde o apito inicial, o Freiburg entrou em ritmo eletrizante e amassou o Olympiacos durante os primeiros 45 minutos. Em noite inspirada, Michael Gregoritsch comandou a goleada antes do intervalo e anotou um hat-trick em 36 minutos. O lateral Sildillia marcou o quarto ainda antes do intervalo.

Em tom menos agudo, os alemães administraram na etapa complementar e mesmo assim fecharam a goleada marcando o quinto. Apesar da goleada, o Freiburg seguiu na vice-liderança da chave e precisará vencer o West na última rodada para garantir a classificação direta para as oitavas.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img