Mato Grosso do Sul na COP 28: Enfrentando as Mudanças Climáticas
Anuncie Aqui
A delegação de Mato Grosso do Sul participa da COP 28, discutindo políticas climáticas e buscando financiamento para a transição energética
A Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de Mato Grosso do Sul está participando da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 28) em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
O secretário Jaime Verruck, representante oficial do governador Eduardo Riedel, destacou a importância do evento. “Estamos aqui em Dubai para discutir as mudanças climáticas globais. Temos uma representação brasileira significativa, tanto do setor privado quanto institucional. Todos os governos estaduais estão aqui discutindo as mudanças climáticas”, disse ele.
Na sexta-feira (1º), a programação de Mato Grosso do Sul na COP 28 começou com a participação do secretário Jaime Verruck no Painel de Governança Multinível para o fortalecimento da integração climática nacional. O painel, organizado pela ABEMA, foi moderado por Samanta Della Bella, Gerente Geral de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.
Verruck destacou o programa Estado Carbono Neutro de Mato Grosso do Sul, a questão do saneamento e o sistema de monitoramento contra desmatamento. Ele também mencionou o desafio do financiamento internacional. “Esses recursos têm que chegar a outros biomas além da Amazônia. Temos o desafio de remunerar adequadamente aqueles produtores que mantêm a floresta em pé. Na questão da transição energética das energias renováveis, Mato Grosso do Sul já é uma referência”, afirmou.
Ainda na sexta-feira, o Governo do Estado participou de uma discussão promovida pelo Centro Brasileiro do Clima. “Vamos discutir efetivamente com outros estados e com outros países a questão do financiamento climático. Como vamos financiar a transição energética, como vamos financiar todo esse processo para que possamos atingir a redução da temperatura média do planeta em 2050”, concluiu Verruck.
A comitiva de Mato Grosso do Sul inclui o diretor-presidente do Imasul, André Borges; o secretário Executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette; o Coordenador de Regulação, Normas e Negociações Socioambientais, Pedro Mendes Neto; a assessora Internacional do Escritório de Relações Institucionais e Políticas do Mato Grosso do Sul no Distrito Federal, Thaís Bittar; e o presidente da Aprosoja, André Dobashi.
Comunicação Semadesc
*com informações de Guilherme Pimentel
Fotos: Guilherme Pimentel
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários