O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários acordos bilaterais com a Alemanha, focados em meio ambiente e desigualdade social, e discutiu a possibilidade de um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou cerca de 20 acordos bilaterais com a Alemanha nesta segunda-feira, 4, em Berlim. Os acordos, assinados ao lado do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, focam em questões de meio ambiente e desigualdade social.
Durante a cerimônia, Lula também discutiu a possibilidade de um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Ele afirmou que continuará lutando pelo acordo enquanto acreditar que é possível. Lula considera este um “momento decisivo” para o acordo, especialmente com a aproximação da reunião da cúpula do Mercosul, que será realizada entre 6 e 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Lula também falou sobre os projetos prioritários para o Brasil e a assinatura dos acordos com a Alemanha. Ele destacou o compromisso do Brasil de zerar o desmatamento na Amazônia até 2023 e combater os ilícitos ambientais. Lula também mencionou as ameaças à democracia e ao estado de direito, e concordou em trabalhar em conjunto com a Alemanha para enfrentar as forças antidemocráticas.
No domingo, 3, Lula declarou que, caso não haja acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, será devido ao protecionismo dos europeus, e não por falta de vontade dos sul-americanos. Durante sua visita à Alemanha, Lula reforçou várias vezes sua vontade de estabelecer novas parcerias para o Brasil.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários