Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Para atender casos de assédio, universidade lança Ouvidoria da Mulher e da Diversidade

04/12/2023 às 16:35
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Para atender casos de assédio, universidade lança Ouvidoria da Mulher e da Diversidade

Na tarde desta segunda-feira (4), a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou uma cerimônia para o lançamento da Ouvidoria da Mulher e da Diversidade. A solenidade aconteceu no antigo CEUD.

A Ouvidoria da UFGD é um local de acolhimento e interlocução, onde o cidadão pode apresentar suas demandas individuais e, com isso, contribuir com om soluções para a coletividade.

Isso também ocorrerá na Ouvidoria específica para atendimento a mulher e a diversidade, porém, com foco em nas manifestações relacionadas a violência de gênero, principalmente, em casos de assédio sexual e assédio moral.

A ideia é proporcionar um local seguro para atender as vítimas, sejam elas mulheres, homossexuais, pessoas transgênero e todos que desejam ser atendidos por mulheres. O atendimento será realizado por duas servidoras, Valesca Almeida e Josilaine Gomes.

Para proporcionar esse acolhimento, a Ouvidoria criou o e-mail [email protected] e o WhatsApp (99182-0347), acessado apenas por mulheres, preservando ainda mais a identificação da vítima. 

Além disso, a Ouvidoria também contará com a presença constante de, pelo menos, uma mulher para fazer o acolhimento presencial ou através do telefone institucional.

De acordo a servidora Valesca, o número de ocorrências de assédio na Universidade é expressivo, “considerando os últimos dois meses já recebemos uma grande quantidade, ainda maior do que o ano passado, de manifestações e de denúncias de assédio sexual”, afirmou.  

A vice-reitora Cláudia Gonçalves de Lima reforça que a ação “é um serviço dentro da ouvidoria para dar mais segurança para as mulheres ou para aquelas pessoas que se sentirem mais seguras de serem atendidas por mulheres”.

Além disso, ela relata que o trabalho realizado na Universidade acaba encorajando outras vítimas a denunciar situações de assédio, “o que nós queremos é dar todo o suporte para essas pessoas e que os assediadores sejam punidos de acordo com a lei”, enfatizou.

Foto interna I: A vice-reitora Cláudia Gonçalves de Lima e a servidora Valesca Almeida

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias