A carreira de Fábio Santos como jogador se confunde com a história do Campeonato Brasileiro dos pontos corridos. Com 38 anos, o veterano se despede como único remanescente em campo, desde a criação do modelo em 2003, a ter atuado em todas as edições.
O adeus de Fábio Santos no Corinthians foi de uma lenda do futebol nacional. Um raro atleta de ponta do Brasil a ter passado praticamente toda sua carreira por aqui, com três rápidas experiências fora do país – Japão, França e México. Passagens que não o impediram de entrar em campo, ano após ano, no principal torneio do país.
Ao todo, Fábio Santos atuou em 21 edições do Brasileirão, de 2003 até 2023. Outros atletas, como o goleiro Fábio, do Fluminense, são remanescentes daquele período e vivenciaram em campo as mudanças deste século, mas apenas o lateral permaneceu na elite por todo esse tempo, sem perder um ano sequer.
Na lista de atletas com mais jogos no Brasileirão, sem considerar apenas os pontos corridos, Fábio Santos ocupa o quinto posto, conquistado recentemente, com 444 jogos. O recordista é justamente o goleiro Fábio, que fez sua estreia ainda no ano 2000, mas perdeu as edições de 2020 e 2021, quando defendeu o Cruzeiro na Série B.
A despedida emotiva no Corinthians foi digna dos feitos de Fábio Santos no clube. Foi por lá que o lateral encontrou seu auge, e onde marcou época no Brasileirão. Mas o início foi por um rival. Em 2003, Fábio estreou pelo São Paulo, como um jovem promissor, e rapidamente ganhou espaço.
Entre 2003 e 2006, Fábio Santos disputou 55 jogos pelo São Paulo no Brasileirão. Chegou a iniciar a campanha do primeiro título do tricampeonato tricolor, mas se despediu ainda no início para o Kashima Antlers. Na época, a concorrência de Júnior era um entrave para o lateral ter mais minutos em campo.
Em 2007, Fábio Santos defendeu o Cruzeiro em curta passagem – 19 jogos, quatro no Brasileirão. No ano seguinte, atuou em apenas cinco partidas (todas do Brasileirão) pelo Santos, depois de voltar de empréstimo ao Monaco.
A estabilidade voltou entre 2009 e 2010 no Grêmio, mas foi a partir de 2011, pelo Corinthians, que Fábio Santos subiu a outro patamar. Em 2011, foi campeão Brasileiro pelo clube, e se despediu apenas em 2015 de sua primeira passagem, novamente abandonando um clube no início de nova jornada campeã.
Depois de passar pelo Cruz Azul, Fábio Santos voltou em 2016, agora para o Atlético Mineiro. Defendeu o clube até 2020, quando retornou a sua “casa”, o Corinthians.
Fonte: Ogol
Comentários