Mais um gigante histórico do futebol brasileiro sucumbiu. O Santos, oito vezes campeão brasileiro, não resistiu a seguidas temporadas ruins e, de tanto flertar, acabou por abraçar o rebaixamento para a segunda divisão. O Peixe era um dos três “incaíveis” na história da elite nacional, que agora tem apenas São Paulo e Flamengo como imaculados.
Nunca ter sido rebaixado é um privilégio (e missão) para poucos, seja no Brasil ou fora dele. Até o século passado não eram tão poucos assim que nunca haviam caído: Botafogo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Corinthians, Vasco e Internacional também se orgulhavam do feito, mas foram caindo um a um. Antes deste século, Grêmio e Fluminense já haviam sido rebaixados. O Tricolor Gaúcho voltou a ser, por duas vezes, desde 2001, enquanto o Fluminense se junta a São Paulo e Flamengo neste recorte, de não ter caído neste século
Gigantes como Manchester United, Liverpool, Milan, Juventus e Bayern já enfrentaram o descenso pelo menos uma vez, seja por escândalos, razões financeiras ou, simplesmente, pelo mal desempenho em campo.
A equipe do oGol separou os principais exemplos pelo mundo de clubes que nunca foram rebaixados, excluindo o caso de equipes que subiram de divisão nos últimos anos e desde então se mantiveram, como o Cuiabá, fundado em 2001 e que disputa ininterruptamente o Brasileirão desde 2021; Defensa y Justicia, da Argentina, que subiu em pela primeira vez em 2014 e nunca caiu; ou Hoffenheim, na elite da Bundesliga desde a temporada 2008/2009.
Fonte: Ogol
Comentários