Terça-feira, Novembro 26, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESGrêmio surpreende e bate recorde na Série A após subir de divisão

Grêmio surpreende e bate recorde na Série A após subir de divisão

spot_img

A temporada de 2023 do Grêmio foi prevista e marcada como uma fase de reconstrução do clube. Sob nova direção e com um elenco renovado, o Tricolor voltou a competir na elite do futebol brasileiro, vindo da Série B de 2022. Contrariando o rumo comum, o Grêmio alcançou a melhor campanha de um clube em um primeiro ano após o retorno. (Confira abaixo a tabela completa).

O Grêmio terminou o Brasileirão de 2023 na 2ª colocação, somando 68 pontos, dois a menos que o campeão Palmeiras. O Imortal chegou ao feito após derrotar o Fluminense por 3 a 2 no Maracanã, na última rodada, com direito a show de despedida de Luis Suárez.

O Grêmio consegue ultrapassar o feito dele próprio em 2006 e do rival Internacional em 2018. Na era dos pontos corridos, que teve início em 2006 com 20 clubes, apenas o Internacional, em 2018, superou a pontuação do Grêmio ao alcançar 69 pontos (60,5%). Ainda assim, o Colorado ficou com o terceiro lugar da competição naquele ano.

Em 2006, o próprio Grêmio experimentou essa trajetória. Após conquistar o título da segunda divisão no ano anterior, a equipe dirigida por Mano Menezes encerrou a temporada em terceiro lugar, acumulando 67 pontos, ficando 11 atrás do campeão São Paulo. Um aproveitamento de 58,8%.

Vindo da Série B de 2022 junto com Vasco, Cruzeiro e Bahia, o Grêmio foi o único dos times que não adotou, pelo menos ainda, a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para gerenciar o clube.

Caso curioso fica por conta de que todos os outros três times citados, geridos por SAFs, brigaram até o fim da competição contra o rebaixamento. Vasco e Bahia, por exemplo, só se salvaram na última rodada, vencendo Red Bull Bragantino e Atlético Mineiro, respectivamente.
Confira as melhores campanhas de times recém-promovidos à Série A na era dos pontos corridos:

* Brasileirão com 24 times
** Brasileirão com 22 times

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img