A 16ª rodada da Premier League terminou com mais seis gols brasileiros, marcados por cinco jogadores diferentes: Richarlison, Joelinton, Willian, Carlos Vinícius e Matheus Cunha. O que antes era um evento raro se tornou rotina no futebol inglês. Em uma década, o número de gols brasileiros mais que dobrou na Inglaterra. Em um mercado antes receoso em investir em talentos de nossas bandas, o padrão brasileiro virou realidade, e já é com sobras a segunda força nacional em gols marcados no campeonato.
A Premier League conta, ao fim da 16ª rodada, com 37 gols brasileiro. E isso sem um grande astro goleador, como Haaland, que sozinho marcou 14 vezes. João Pedro, Matheus Cunha e Douglas Luiz, com cinco gols cada, são os artilheiros brasileiros, com 15 atletas que já balançaram as redes no torneio na temporada.
O número de gols brasileiros é muito superior ao da terceira nacionalidade da lista: os jogadores franceses anotaram 21 gols. A Inglaterra, é claro, liderar a tabela, com 133 tentos. Já a Noruega, capitaneada pelo Fenômeno do Manchester City, soma 18.
A tendência de gols brasileiros na Premier League é algo recente. Muito recente. O recorde foi estabelecido em 2022/23, com 97 gols ao fim da temporada. Um número que dificilmente será alcançado nesta temporada, que ainda assim ultrapassa de longe o padrão de 10 anos atrás.
Na temporada 2013/14, o cenário era bem diferente. Apenas 30 gols brasileiros foram marcados em todo o campeonato. Uma marca que, hoje, é ultrapassada com facilidade, ainda em dezembro.
A comparação com o início do século evidencia ainda mais a diferença. A presença de atletas do Brasil na Premier League era algo raro, e a temporada 2001/02 terminou com apenas dois gols marcados por brasileiros (Edu e Paredão anotaram um cada).
Fonte: Ogol
Comentários