Foi um final sensacional de grupo da morte. O Milan, que parecia derrotado, buscou a virada em cima do Newcastle, no St James Park, e quase saiu da lanterna para a classificação. Mas o empate em 1 a 1 entre Dortmund e PSG garantiu a segunda vaga parisiense.
Os Magpies, que poderiam avançar em caso de vitória, não ficaram nem com vaga na Liga Europa. O Rossonero jogará a competição em 2024. Dortmund e PSG vão para as oitavas da Champions.
O Newcastle mandou no jogo no primeiro tempo. A tradição do Milan na Champions merecia muito mais do time, pouco ambicioso e com pouca qualidade para trabalhar a bola no último terço.
O grande destaque rossoneri no primeiro tempo foi o zagueiro inglês Tomori. Se não fosse ele, o placar deveria ter sido aberto mais cedo. Aos 21 minutos, Tomori conseguiu uma recuperação fantástica para evitar gol de Almirón.
Fora um chute do também apagado Rafael Leão, o time italiano passou o primeiro tempo todo sofrendo na defesa. Os Magpies trabalhavam bem a bola, faltando apenas mais qualidade na hora de definir os lances para que o placar fosse aberto.
Até que Joelinton achou tal qualidade. O brasileiro recebeu na área, ajeitou com um ótimo primeiro toque e soltou uma pancada, sem chance alguma de reação de Maignan, que viu a bola explodir a rede. Enfim, o gol.
O Newcastle quase aumentou a vantagem logo no início do segundo tempo. Callum Wilson ficou com sobra de bola na área, ajeitou o corpo e buscou o canto, mas Maignan conseguiu a defesa.
Tudo parecia controlado pelos donos da casa, até que uma jogada caótica na área rendeu o empate ao Milan. Rafael Leão cruzou da canhota, Tomori errou o primeiro chute, Giroud o segundo, mas Pulisic, no terceiro, mandou para a rede: 1 a 1.
A tensão aumentou em St James Park, mas os Magpies, aos poucos, foram conseguindo voltar para o jogo. Bruno Guimarães recebeu de Isak na entrada da área aos 23, e bateu colocado. Maignan espalmou, e a bola ainda pegou no travessão.
O jogo ficou aberto na medida que o desespero das duas equipes foi aumentando. No final, virou trocação. E Rafael Leão, em contra-ataque, teve tudo para virar para o Milan, ao sair cara a cara com Dúbravka. O português deslocou o goleiro, mas acertou a trave.
Em novo contra-ataque, já aos 38, Chukwueze, que acabara de entrar, recebeu de Okafor, ajeitou o corpo e acertou belo arremate de canhota para dar virar o jogo para o rossonero. Tomori ainda quase fez o terceiro, acertando a trave nos acréscimos.
O Milan torcia para o Dortmund vencer o PSG. Mas o empate no Signal Iduna Park não deu chance de classificação para o Rossonero, que comemorou, ao menos, a vaga na Liga Europa.
Fonte: Ogol
Comentários