A rodada decisiva da Liga Europa rendeu confrontos diretos eletrizantes por vagas diretas nas oitavas de final. Na Inglaterra, o Brighton marcou no final com o brilho brasileiro e assumiu a liderança da sua chave. Também na terra do rei, mas em Londres, o West Ham defendeu posição e empurrou Freiburg para a “repescagem”. A grande surpresa da rodada ficou com Betis, que perdeu em casa para o Rangers e sem a liderança e sem vaga nos mata-matas.
Em Londres, o West Ham garantiu a liderança com suas próprias forças e derrotou o Freiburg. Com um bom primeiro tempo, os ingleses abriram 2 a 0 com gols de Kudus e Edson Alvarez e apenas administraram a vantagem durante o restante da partida.
A vitória, além da primeira posição, garantiu aos Hammers a vaga direta nas oitavas da Liga Europa, enquanto o Freiburg disputará os playoffs da competição. No outro jogo da chave, o Olympiacos também fez a sua parte, batendo o Backa Topola, e assegurou sua vaga Conference League.
Como um filme repetido nesta Liga Europa, o Brighton contou novamente com a estrela do brasileiro João Pedro para garantir outra vitória. Desta vez com mais emoção. o atacante brasileiro marcou no apagar das luzes e comandou o importante triunfo por 1 a 0 sobre o Olympique de Marseille.
Com os três pontos somados, o time inglês roubou a liderança dos franceses e ficou com a vaga nas oitavas, deixando os rivais na fase preliminar.
No outro confronto do grupo, mais uma reviravolta. O Ajax, que havia somado apenas dois pontos até a última rodada, venceu o AEK Atenas por 3 a 1 e também ganhou a vaga para a Liga Conferência.
O Betis entrou na rodada como líder do Grupo C e teve em casa a chance de garantir a vaga direta nas oitavas. Porém, os espanhóis foram foram surpreendidos pelo Rangers, que arrancou uma vitória por 3 a 2, roubou a primeira posição e decretou a eliminação dos comandados de Manuel Pellegrini.
A queda do Betis para terceiro colocado se deu por conta da vitória do Sparta Praga por 3 a 1 sobre o Aris Limassol, no Chipre. Os tchecos aproveitaram o tropeço e assumiram a segunda colocação e ficando com o direito de disputar a fase que antecede às oitavas. Como prêmio de consolação, o Betis jogará a Conference League.
Na chave onde tudo já estava decidido, os favoritos carimbaram mais uma vitória na Liga Europa. O líder do grupo, Atalanta, atropelou o Rakow por 4 a 0, longe de casa, e carimbou sua classificação com uma grande atuação.
Em Portugal, o Sporting foi um pouco mais econômico e derrotou por 3 a 0 o Sturm Graz. Apesar do revés, os austríacos vão disputar a Conference League.
Fonte: Ogol
Comentários