Em sua primeira participação em um torneio internacional na história, o Brighton está classificado, com louvor, para a fase mata-mata. Líder de um grupo onde era o clube menos tradicional, competindo com os ex-vencedores da Liga dos Campeões, Marseille e Ajax, os ingleses garantiram a liderança na última rodada graças a um gol de João Pedro, artilheiro da Liga Europa.
O gol de João Pedro saiu com contornos de dramaticidade, a dois minutos do fim da partida. Uma troca de passes ao melhor estilo De Zerbi, bola no brasileiro, que bateu cruzado, no ângulo. O gol foi o sexto do jogador no torneio, se isolando na artilharia que antes era compartilhada com o experiente Pierre Aubameyang, seu adversário com a camisa do Marseille.
Goleador da Liga Europa, João Pedro alcançou o número de gols que rendeu a artilharia da temporada passada para Marcus Rashford (United) e Boniface (Union St. Gilloise). Apesar de não ser uma marca exuberante, os seis gols serviram também para outras artilharias no passado, como nas temporadas 2003/04, 2000/01, 1989/90, 1988/89, 1987/88 e 1986/87 – todas essas edições quando a competição ainda era chamada de Taça da Uefa, a mudança para Liga Europa foi em 2009/10.
Mesmo sendo um país de fora da Europa, o Brasil é o terceiro com mais artilharias na história da Liga Europa, com seis no total. Os brasileiros estão atrás, apenas, de Alemanha (11) e Holanda (8).
O feito dos jogadores brasileiros é escancarado pelo fato da Colômbia ser a segunda nacionalidade de fora da Europa melhor colocada, com somente duas artilharias, ambas de Radamel Falcao, uma pelo Porto, outra pelo Atlético de Madrid. Argentina, Nigéria, Peru, Costa do Marfim, Paraguai e Uruguai têm todos uma artilharia cada.
O primeiro jogador brasileiro a ser artilheiro de uma Liga Europa (à época Taça da Uefa) foi Careca. Pelo Napoli, em 1988/89, o brasileiro foi o homem-gol do time que é considerado o melhor dos italianos em todos os tempos, com a companhia de ninguém menos que Diego Armando Maradona.
Depois de Careca mostrar o caminho, Derlei (Porto, 2002/03); Sonny Anderson (Villarreal, 2003/04); Vágner Love (CSKA, 2008/09); Alan (Red Bull Salzburg, 2014/15); e Giuliano (Zenit, 2016/17) repetiram a história. Entre esses nomes, Love e Derlei foram campeões, apesar de que o título do artilheiro do amor não veio no ano em que foi goleador, mas algumas temporadas antes.
Na artilharia geral, porém, o Brasil não encontra-se tão bem colocado. O melhor brasileiro é Vágner Love, com 23 gols em cinco participações, apenas o 13º colocado. O maior artilheiro da Liga Europa é o sueco Henrik Larsson, com 31, seguido por Falcao e Huntelaar, ambos com 30.
Fonte: Ogol
Comentários