UFGD divulga resultado final do Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo
Anuncie Aqui
UFGD divulga resultado final do Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo
O Centro de Seleção da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou hoje (15/12) dois editais do Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2024), um com as respostas aos recursos sobre o resultado preliminar e outro com o resultado final.
O resultado final está organizado de acordo com a classificação e a forma de ingresso, por ampla concorrência ou reserva de vagas, em quadros específicos para as vagas prioritárias e as vagas remanescentes. Conforme a classificação e o número de vagas, a Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação fará a convocação para matrícula dos aprovados em primeira chamada. São 30 vagas para a habilitação em Ciências da Natureza e 30 vagas para a habilitação em Ciências Humanas. Segundo o cronograma, a convocação para matrícula será feita em 17 de janeiro de 2024.
No momento da matrícula, os candidatos precisarão comprovar que pertencem à população do campo. Para isso, será aceito um dos seguintes documentos: comprovante de residência no campo e declarações de Associações de Agricultores Familiares, de Cooperativas, de Movimentos Sociais do Campo, de Sindicato de Trabalhadores Rurais ou de órgãos que prestam assistência à Agricultura Familiar, tais como, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fundação Palmares e Ministério da Pesca.
POPULAÇÃO DO CAMPO
Para esse vestibular, a UFGD considera como populações do campo: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo egressos de comunidades indígenas com perspectivas de inserção intercultural nas escolas do campo.
SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Com duração de quatro anos, a graduação forma professores para atuarem nas práticas de docência, liderança de movimentos sociais, pesquisas e intervenções socioeducacionais. O curso ocorre na modalidade de alternância, com duas etapas no Tempo Universidade, quando os acadêmicos ficam alojados em Dourados e as atividades são realizadas nas dependências da UFGD, e duas etapas no Tempo Comunidade, quando os professores se deslocam até os polos e desenvolvem atividades nas comunidades dos educandos.
Atualmente, o curso funciona em 13 polos de atendimento localizados nos municípios de Antônio João, Amambai, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Itaquiraí, Nioaque, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sidrolândia, Tacuru e Terenos.
Seu objetivo é fortalecer a educação e a possibilidade de ação qualificada nas regiões de campo de Mato Grosso do Sul, com conhecimentos teórico-metodológicos voltados às especificidades, às necessidades e ao desenvolvimento sustentável do campo para a conquista de melhorias na qualidade de vida.
CONTATOS
As informações sobre a matrícula no PSLEDUC-2024/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos/CAAC/PROGRAD, no e-mail [email protected] ou pelos telefones 3410-2820 e 3410-2826.
Acompanhe todas as etapas do vestibular PSLEDUC-2024/UFGD na página oficial: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-do-campo-psleduc/psleduc-2024
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários