Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Quebra da hegemonia, primeiro título e portunhol… Liverpool domina o Uruguaio

18/12/2023 às 12:09
3 min de leitura

Anuncie Aqui

A hegemonia de Peñarol e Nacional no Uruguai, enfim, teve uma trégua. Em uma das melhores histórias de 2023, coube ao Liverpool Montevideo levantar o inédito troféu de campeão nacional.

Para ficar com o título, a modesta equipe simplesmente ignorou a tradição. O Liverpool triunfou nos dois jogos da decisão, diante do Peñarol, somou 3 a 0 no placar agregado, e não deixou margem para dúvidas sobre quem foi a melhor equipe uruguaia no ano.

Fundado em 1915, o Liverpool Montevideo esperou 108 anos para viver o ápice. Com uma casa para 10 mil pessoas, o Estádio Belvedere, fica claro o tamanho do clube no cenário do país.

Ao contrário do que muitos pensam, a origem do nome da modesta equipe de Montevidéu não se trata de uma homenagem ao famoso clube inglês.

Reza a lenda que os fundadores do time uruguaio decidiram de uma forma peculiar o primeiro nome da agremiação: na sorte, utilizando um mapa-mundi, o “sorteado” foi a cidade de Liverpool.

Entre 1968, ano de seu primeiro título, e a segunda conquista da história, o Torneio Intermedio de 2019, foram mais de 50 anos de hiato. 

Porém, a conquista do Uruguaio não chega a ser uma surpresa, já que o Liverpool Montevideo vinha batendo na trave e incomodando os gigantes.

O primeiro lugar nos turnos, casos do Clausura de 2020 e o Apertura 2022, eram um claro indício de que o Liverpool era uma força em ascensão. Desde então, o pequeno time foi semifinalista em 2020 e vice-campeão geral nos anos de 2021 e 2022. 

Um século depois de sua fundação, o time campeão uruguaio contou com muitos heróis desconhecidos do grande público para levantar o troféu mais importante de sua vida.

O grande destaque da campanha fica por conta do artilheiro do Liverpool Montevideo. Atualmente com 30 anos, Rubén Bentancourt surgiu no Danubio e rapidamente rumou ao futebol europeu, onde passou por PSV, Atalanta e Bologna.

Sem engrenar no velho continente, o atacante passou por México, Argentina, Colômbia e, de forma relãmpago, pelo Paraná Clube, em 2017. 

Na melhor temporada de sua vida, ele foi o grande goleador do Liverpool em 2023 com 18 gols marcados em 37 partidas disputadas.

Uma trinca de jogadores ofensivos também deu muito poderio ao time de Montevideo neste ano. O jovem atacante Luciano Rodriguez anotou 9 gols, e foi seguido por Thiago Vecino e Alan Medina, que balançaram as redes em sete oportunidades.

Do plantel do Liverpool, não apenas o artilheiro Bentancourt  teve passagem pelo futebol brasileiro e, sim, quatro jogadores no total.

O lateral Miguel Samudio vestiu a camisa do Cruzeiro em 24 partidas no ano de 2014 e teve carreira importante no futebol mexicano.

No meio-campo, Marcelo Meli é, certamente, um nome mais difícil de ser lembrado. O atleta de 31 anos atuou em apenas nove jogos pelo Vitória em 2018.

Por fim, Pablo Siles é o jogador do Liverpool que vestiu a camisa de mais clubes no Brasil. O volante de 26 anos passou por Vitória, Athletico, Cruzeiro e deixou a Chapecoense no meio do ano. 

Depois de uma década, o Uruguai voltou a ter um campeão diferente de Peñarol e Nacional. Os gigantes são inatingíveis, com cerca de 50 conquistas para cada no país. Desta vez, no entanto, havia um Liverpool no caminho…

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias