Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioESPORTESBusatto encontra estabilidade no CSKA Sofia e sonha com título búlgaro

Busatto encontra estabilidade no CSKA Sofia e sonha com título búlgaro

spot_img

Revelado pelo Grêmio e andarilho da bola nos seus anos no futebol brasiliero, o goleiro Gustavo Busatto vive, aos 33 anos, o melhor momento da sua carreira. O rumo da sua trajetória mudou quando em 2019 aceitou uma proposta para se mudar para a Bulgária e atuar no CSKA Sofia. Desde então, titularidade absoluta em cinco temporadas e a busca por um objetivo: o título da Liga Búlgara. 

Busatto concedeu entrevista a oGol, contando um pouco da sua trajetória e ainda revelou ter proposta de um clube brasileiro para o segundo semestre, quando acaba seu contrato com o CSKA Sofia. 

Para Busatto, não ter sucesso no futebol brasileiro foi causado por sua juventude, já que ele acabou sendo reserva de algumas equipes em prol de goleiros mais experientes. Seu ano com mais jogos foi em 2015, quando entrou em campo 37 vezes com o América de Natal. 

“É muito gratificante. Eu cheguei aqui com menos jogos realmente, mas no Brasil tinha o costume de os goleiros jogarem quando tinham mais idade, pois eram considerados mais experientes. Mas eu ganhei muita experiência atuando sequencialmente aqui e isso me tornou um melhor goleiro, consequentemente”, falou. 

Após deixar o Grêmio com sete jogos pelo time principal, ele atuou por Icasa, América de Natal, Atlético Goianiense, Aparecidense (2x), Náutico e Sampaio Corrêa. Estava no Ituano em 2019, onde não atuou, e seguiu para o CSKA Sofia.

“As coisas aconteceram muito rápido. Eu estava no Ituano e surgiu essa oportunidade. E quando Deus tem um propósito as coisas fluem naturalmente”. 

Na Bulgária, ele logo conseguiu atuar com frequência, mesmo ainda em processo de adaptação e sofrendo com o frio. Em certo momento, Busatto precisou colocar oito camisas para disputar partidas durante o rigoroso inverno. Ele diz que hoje não precisa mais de tanta proteção. 

“Realmente na época do frio é bem complicado, temos que estar sempre correndo em campo quando não estamos sendo exigidos para não congelar”, explicou Busatto, que também revelou ter se adaptado bem ao país. “É uma cidade muito acolhedora e hoje eu me sinto em casa”. 

O goleiro tem até o momento quatro temporadas completas no CSKA Sofia, conquistando a Copa da Bulgária da temporada 2020/21, seu primeiro título nacional. No Brasil, só conquistou o Campeonato Potiguar de 2015.

“Ganhar títulos no clube é o que eu busco fazer temporada após temporada, para deixar um legado”. 

Só que nessa passagem, Busatto ainda sonha em conquistar o Campeonato Búlgaro. Nas últimas quatro temporadas, o clube terminou com o segundo lugar três vezes, sempre atrás do Ludogorets, clube com maior poder de investimento do país. Não conquistar a Liga foi ainda mais sofrido na última temporada, quando com 84 pontos, o CSKA Sofia fez sua melhor campanha da história, mas perdeu o título por um ponto. 

Na atual temporada, o CSKA Sofia está na terceira posição, com 42 pontos, três a menos que o líder Cherno More e atrás também do Ludogorets. Já foram disputadas 20 rodadas das 26 previstas na primeira fase (o campeonato tem 14 clubes). Em seguida, é disputada a ‘Rodada Final’, quando os seis clubes mais bem colocados se enfrentam e os pontos seguem sendo somados. 

“Tivemos várias vitórias consecutivas, além da maior campanha de pontos do CSKA no campeonato. Mas infelizmente fatores externos interferiram e não era de nosso alcance. Eu estou confiante que esse ano iremos quebrar essa hegemonia (do Ludogorets). Temos um grupo muito forte e ser campeão do nacional é realmente o meu maior desejo no CSKA”, falou Busatto. 

Restando seis meses para completar a sua quinta temporada no clube, Busatto tem o futuro em aberto. O goleiro tem contrato com o CSKA Sofia até junho de 2024 e a partir de janeiro já pode até mesmo assinar um pré-contrato com uma nova equipe. 

O goleiro acredita que vive hoje a sua melhor fase, fisicamente e tecnicamente, mas deixou em aberto sua permanência na Bulgária. A maior possibilidade é que haja um acordo para renovação com o CSKA Sofia, mas existe a proposta de um clube que irá disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. 

“Qualquer que seja a escolha, de voltar ao meu país ou continuar no CSKA, serei feliz. São minhas duas casas”, explicou. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img