Dourados em fotos: mudanças registradas ao longo de 88 anos de emancipação
Anuncie Aqui
Dourados em fotos: mudanças registradas ao longo de 88 anos de emancipação
Neste dia 20 de dezembro, Dourados completa 88 anos e ao longo do tempo, a maior e mais populosa cidade do interior do Mato Grosso do Sul passou por muitas transformações. Por meio de registros fotográficos é possível notar algumas mudanças que ocorreram neste período.
Aérea
Os dois primeiros registros mostram um antes e depois de Dourados visto do alto. A primeira foto é do período de 1989 a 1992, já a segunda é de 2023. Ambas foram registradas da região do Parque do Lago, inclusive, nas duas fotos é possível ver o Estádio da Leda (Liga Esportiva Douradense de Amadores), localizado na Avenida Weimar Gonçalves Torres. Nas imagens fica constatado o crescimento vertical que a cidade atingiu nos últimos anos, com a construção de vários prédios.

*Crédito: A. Frota

*Crédito: Jimmy Agro
João Cândido Câmara com a Marcelino Pires

*Crédito: Foto Ribeiro
O cruzamento da Rua João Cândido Câmara com a Avenida Marcelino Pires fica no coração de Dourados, na área central. No registro feito na década de 1950, quase tudo era terra e o Estado ainda era Mato Grosso. Edificações antigas e poucas árvores formavam o que hoje é o centro comercial do município, local onde ficam várias lojas, a praça central, diversos prédios e tem muita movimentação diariamente.

Igreja Matriz

*Crédito: A. Frota
O terceiro registro é de um dos cartões postais de Dourados, onde fica localizada a Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, construída em 1925 e aberta ao público no dia 8 de dezembro. A bênção e a inauguração oficial aconteceram a 6 de junho de 1926.
Conforme a Diocese de Dourados, a paróquia foi criada no dia 3 de outubro de 1935, um mês e meio antes de Dourados se tornar município.
O registro do fotógrafo Aparecido Frota mostra a matriz já reformada e ampliada, entretanto, um ponto se diferencia dos dias atuais: em frente a matriz passava a Rua Nelson de Araújo, nos dois sentidos, e tinha um estacionamento para os carros.
Hoje em dia, existe um calçadão, com bancos e parte da infraestrutura que compõe a Praça Antônio João, que fica localizada entre a Avenida Marcelino Pires e a Joaquim Teixeira Alves. Além disso, antigamente, não tinham semáforos na região.

Calçadão de Dourados

*Crédito: A. Frota/Ano: 1995
Outro ponto bastante conhecido em Dourados e que se tornou um dos cartões postais do município foi o “calçadão”, localizado no centro da cidade.
Em 2012, o Dourados News mostrou que populares/comerciantes vibravam com a retirada do calçamento e a abertura da segunda pista da Rua Nelson de Araújo, promovendo uma série de alterações no trânsito área, com a construção de estacionamento no canteiro central – relembre aqui.

Monumento Brasil 500 anos

*Crédito: A. Frota
Também é possível notar mudanças na região que fica instalado o Monumento Brasil 500 anos, tombado pela Prefeitura Municipal de Dourados, por sua importância cultural para a cidade.
A Cruz de Malta simboliza as velas das caravelas usadas por Pedro Álvares Cabral. As caravelas retratam a chegada dos portugueses ao Brasil.
Na rotatória entre Avenida Marcelino Pires e a Rua Ediberto Celestino de Oliveira está monumento, porém, na fotografia registrada anteriormente, ainda não havia os semáforos em todos os sentidos, instalados devido ao grande fluxo de veículos na região, questão que, provavelmente, não existia anteriormente.
Além disso, hoje em dia há mais árvores nos canteiros centrais da via, porém, menos/ou menores na frente das lojas, no espaço das calçadas.

Parque dos Ipês

*Crédito: A. Frota
Nos últimos anos, o verde tomou conta do Parque dos Ipês, localizado na Vila Planalto, em área residencial. O espaço foi inaugurado em 1995.
Na primeira foto são vistas poucas árvores ocupando o lugar, diferentemente de 2023, quando o espaço foi tomado por elas.
No local, além de pista de caminhada, há quadras de esporte, porém, muitos detalhes não se destacam em fotos porque o verde invadiu o ambiente, proporcionando um local mais fresco e arborizado.

Praça Antônio João

*Crédito: A. Frota
Também localizada no coração da cidade, a Praça Antônio João passou por algumas modificações ao longo dos anos. Na primeira foto, o lugar parecia mais amplo, porém, o local também era um pouco menos arborizado.
Outra mudança notada ao redor de todo o espaço foi o crescimento vertical da cidade. Vários prédios foram construídos na região central da maior e mais populosa cidade do interior do Estado.

Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários