Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESGoverno ficará muito contente se Putin vier ao Brasil, afirma Mauro Vieira

Governo ficará muito contente se Putin vier ao Brasil, afirma Mauro Vieira

spot_img

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o Presidente Lula afirmam que o Brasil ficará “contente” em receber Vladimir Putin para a cúpula do G20 em 2024, apesar de sua condenação por crimes de guerra.

Nesta quarta-feira, 27, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou em uma entrevista exclusiva à BBC News Brasil que o governo brasileiro receberá com prazer Vladimir Putin se ele decidir vir ao Brasil para a cúpula do G20 em 2024. “Se Putin quiser vir, ficaremos muito contentes com sua presença nas reuniões do Brasil”, disse o ministro.

Putin foi condenado por crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional em março. Como o Brasil é um dos países signatários do tribunal, alguns especialistas argumentam que o governo brasileiro poderia ser obrigado pelo tratado a prender Putin. No entanto, Mauro Vieira descartou a possibilidade de o Brasil tomar a iniciativa de fazer isso. “Não tomaremos nenhuma iniciativa para que isso aconteça”, afirmou. Vieira também avaliou que o Brasil não estaria obrigado a cumprir a decisão do tribunal, a menos que haja uma ordem.

Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também confirmou que Putin não será detido se visitar o Brasil para participar da cúpula do G20 em 2024. Em uma entrevista ao canal indiano “Firstpost”, o presidente confirmou que o líder russo receberá um convite para a próxima edição. “Acredito que Putin pode facilmente ir para o Brasil. Se eu for o presidente do Brasil e ele vier ao Brasil, não há motivo para ele ser preso. Ele não será preso”, afirmou. Mesmo com a condenação de Putin por crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional em março, o presidente brasileiro descartou a emissão de um mandado de prisão contra o russo. “Se você vai prender alguém no Brasil sem a autorização do governo, você não estará respeitando o Brasil. As pessoas têm que levar a sério o Brasil e sua independência”, continuou. No entanto, na entrevista, Lula ressaltou que o Brasil “é 100% contra a invasão da integridade territorial de qualquer país”, lembrando que a Rússia invadiu a Ucrânia sem consultar ninguém.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img