Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Ano começa com chuva, previsão aponta novas ‘pancadas’ e onda de calor com até 43ºC

02/01/2024 às 09:15
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Ano começa com chuva, previsão aponta novas ‘pancadas’ e onda de calor com até 43ºC

Após mais de 20 dias sem chuvas expressivas, Dourados registrou um acumulado de 56.1 mm, nesta segunda-feira (01), conforme o Guia Clima Embrapa. Para esta terça-feira (02), o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que podem ocorrer pancadas de chuva e a temperatura deve ficar entre 20º C e 33ºC. 

O Centro destaca que em todo o Mato Grosso do Sul, existe uma uma situação típica de verão, com disponibilidade de calor e umidade. Por isso, é possível chover em um bairro e no outro, mesmo sendo vizinho, fazer sol. 

Para o primeiro trimestre de 2024 (janeiro, fevereiro e março), prognóstico do Cemtec indica onda de calor, com temperaturas entre 40 ºC e 43 ºC em Mato Grosso do Sul. O levantamento indica ainda que “as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica”.

O documento destaca ainda que a previsão indica que o El Niño pode impactar na variabilidade natural do clima e potencializar a formação e a intensidade das tempestades no estado e complementa ao destacar que “outro impacto do fenômeno é que pode amplificar as altas temperaturas já registradas na primavera e, consequentemente, pode gerar novas ondas de calor”.

Quanto a chuva, o levantamento aponta que a média estimada para Mato Grosso do Sul, no primeiro trimestre do ano é entre 500 a 700 mm. 

Fonte- Extraído do Cemtec (Ondas de calor devem ocorrer no primeiro trimestre do ano) 
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias