Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
spot_img
InícioESPORTESLuan, de Rei da América a dispensado (e indesejado)

Luan, de Rei da América a dispensado (e indesejado)

spot_img

O retorno ao Grêmio foi mais uma tentativa frustrada para reencontrar o bom futebol. Luan deixou o Tricolor Gaúcho ao fim do contrato, desta vez sem deixar saudades, e com muitas dúvidas sobre o futuro. Com 30 anos, o antigo Rei da América pouco jogou nas últimas duas temporadas, e não convence há muito mais tempo. 

O ano de 2023 foi especialmente ruim para Luan. Para o atacante, uma temporada a ser esquecida, dentro e fora de campo. Sem jogar pelo Corinthians, o jogador foi vítima de agressões de torcedores em uma emboscada em estacionamento de motel em São Paulo. Foi a gota d’água para a rescisão de contrato, que ainda demorou a acontecer apenas por questões financeiras. O relacionamento já tinha terminado tempos antes, sem expectativa de reconciliação. 

O chamado do Grêmio deu a Luan e aos admiradores do seu futebol, uma espécie cada vez mais rara, esperanças renovadas. Foi no Tricolor que o atacante viveu seus dias mais felizes. Mas não desta vez.

O auge de Luan data de 2017, e não foi uma temporada isolada. Desde o salto para os profissionais do Grêmio, em 2014, o atacante evoluiu de forma consistente. 24 participações em gol em 2015, 19 em 2016 e o título da Copa do Brasil… Luan passou a ser querido no Tricolor muito antes do seu grande ano.

O momento que alçou Luan a grande nome do futebol brasileiro, e da América do Sul, foi a Copa Libertadores de 2017. Foram oito gols em 12 jogos ao longo da campanha, que terminou com o título histórico, sob o comando de Renato Gaúcho – o mesmo que abriu portas para a sua tentativa, frustrada, de recuperação em 2023. Luan foi eleito o Rei da América neste ano.

A queda de produção de Luan começou ainda no Grêmio, onde permaneceu até 2019. O desempenho não era mais o mesmo, e à época com relatos de problemas físicos crônicos, como uma fascite plantar. “Só dói quando pisa”, chegou a brincar Renato sobre as dificuldades do seu protegido.

Em 2019, Luan ainda era titular habitual, mas passando algum tempo no banco – foram 11 partidas como reserva, e apenas 36 no total do ano, com a menor quantidade de jogos pelo Grêmio em uma temporada. Ainda assim, o Corinthians despendeu aproximadamente R$ 29 milhões para contar com o antigo Rei da América.

Os problemas físicos não justificam a baixa produção do futebol de Luan no Corinthians. Foram 42 jogos em campo. Não faltaram oportunidades. Mas foram apenas cinco gols e três assistências. 

Em 2021, Luan já se dividiu entre o banco e os titulares, em 33 jogos disputados, com quatro gols e duas assistências. A paciência acabou, e em 2022, após apenas três jogos, Luan foi emprestado ao Santos, onde realizou apenas oito partidas, sem convencer.

Com sinais de desinteresse na própria carreira e sem nunca voltar ao auge técnico e físico, Luan desperdiçou oportunidades no Corinthians, no Santos e no próprio Grêmio. Não deveria ser difícil para um antigo Rei da América encontrar um novo clube… Mas a realidade não deve abrir muitas portas para Luan em 2024.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img