Às vezes o acaso é duro e cruel para uns, mas sorri como oportunidade para outros. No competitivo futebol de base, a lei da selva quase se aplica: “onde só sobrevivem os mais fortes”. Nem sempre é questão de força, ou de fraqueza alheia, mas de estar preparado para assumir a responsabilidade quando ela surgir. E ela surgiu para Walace, o reserva que passou por três clubes em um ano, mas se tornou titular e autor do primeiro hat-trick da Copinha 2024.
Walace, de 18 anos, enverga a camisa 9 do Athletico Paranaense na Copa São Paulo contra as probabilidades. O atacante, de 18 anos, foi reserva na maior parte de 2023 em uma difícil disputa com Emersonn, jogador que é considerado uma das principais joias na base do Furacão já há alguns anos.
Emersonn, por azar, até consta na lista de pré-inscritos na Copinha, mas lesionado sequer foi relacionado para a estreia contra o Sparta, que acabou na goleada por 9 a 0 em que a estrela foi o até pouco tempo reserva Walace, autor de três gols. Emersonn é figura conhecida no futebol de base, campeão Sul-americano sub-15 com a seleção brasileira, artilheiro do Brasileirão sub-17 em 2021 e com um gol a cada 70 minutos pelo sub-20 no ano passado, com oito gols entre Copa do Brasil e Paranaense da categoria.
Walace dos Santos França é jogador do Athletico Paranaense desde outubro de 2022. Quando ainda tinha seus 16 anos, o atacante teve uma temporada animada até encontrar uma casa para chamar de sua: começou no Flamengo, mas pouco utilizado participou só de um jogo na Copa Rio sub-17; se transferiu para o Maringá, onde se destacou acima de sua categoria marcando gols no sub-20; então enfim chegou ao Furacão.
“Estamos felizes com a negociação do Walace com o Athletico, isso mostra a competência e seriedade que o Maringá Futebol Clube vem demonstrando em seu trabalho na formação de ativos para o clube. Temos como principal objetivo na base, formar atletas para grandes equipes do futebol brasileiro e para nosso elenco profissional”, declarou Giovanni Galvão, diretor da base do Maringá, na época da saída de Walace para o Athletico.
Após o 2022 com três camisas diferentes, Walace conseguiu estabilidade na temporada passada pelo Athletico – sinal disso é a confiança depositada pela diretoria em seu futebol, afinal o jogador assinou seu primeiro contrato profissional há seis meses.
Nas principais competições disputadas do sub-20 (Brasileiro, Copa do Brasil e Paranaense), o atacante entrou em campo 22 vezes, dez delas como titular. Walace marcou os mesmos oito gols que Emersonn, mas precisou do dobro de minutos (141) para fazer a mesma quantidade de gols – Emersonn já sofre, antes desta última lesão, com outras ausências por problemas físicos.
Outro nome que era aclamado para ser titular do Furacão era o de Sorriso, o grande goleador do ano na base dos paranaenses. Um ano mais jovem e ainda na categoria sub-17, Sorriso foi autor de 18 gols em 2023. O atacante foi reserva de Chiqueti, entrou no segundo tempo, e teve atuação de tanto destaque quanto Walace, com dois gols e passe para o 9º tento, que fechou a goleada contra o time de Tocantins.
Fonte: Ogol
Comentários