Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Emocionada, primeira vacinada contra dengue vive quase um ano de luto pelo filho levado pela doença

03/01/2024 às 15:11
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Emocionada, primeira vacinada contra dengue vive quase um ano de luto pelo filho levado pela doença

Emocionada, Francisleine Costa, 51, foi a primeira pessoa vacinada contra a dengue em Dourados. O ato foi uma maneira de homenagear o filho Júlio César Arthur da Costa Escobar, 14, vítima de dengue hemorrágica em fevereiro de 2023.

A vacinação em massa contra a dengue em Dourados começou nesta quarta-feira (3), sendo uma ação pioneira no país. Conforme o Núcleo de Imunização, a expectativa é atingir 150 mil douradenses, com idade entre 4 e 59 anos.

Apesar do período de férias, vários populares compareceram ao posto de saúde da Vila Rosa em busca da vacina, entre eles, Francisleine. Em conversa com a reportagem do Dourados News, ela relembrou o luto pela perda do filho, que foi enterrado no dia que completaria 15 anos.

O menor foi submetido a um teste na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com resultado positivo confirmado para dengue hemorrágica. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital da Vida, mas morreu três dias depois, em 13 de fevereiro de 2023.

Apesar da dor da saudade, ela cita o alívio de as pessoas poderem se proteger a partir de agora e por Dourados ser a primeira cidade do Brasil a prestar esse serviço ao povo, “foi triste e, ao mesmo tempo, emocionante”, comenta em relação à vacinação.

Além disso, Francisleine diz que tem ressignificado o luto.

“Hoje em dia já tô fazendo uma campanha a parte para todo mundo tomar [a vacina] porque não desejo que ninguém sinta essa dor. A dor da gente que perde uma pessoa com dengue é inesquecível, nunca vai apagar”, enfatiza.

“Mil vezes é tomar uma vacina que pode prevenir essa doença do que ter a dor para o resto da vida pela perda de uma pessoa querida”, afirmou a mãe de Júlio César.

O adolescente estava no começo da vida profissional, sonhava em ser destaque nos campos e atuava em uma das categorias de base do clube de futebol Ubiratan.

Pouco tempo antes de falecer, ele havia sido aprovado em uma ‘peneira’ para testes no Fluminense.

Para se vacinar:

Para receber a primeira dose, basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima, com documentos como CPF e carteirinha do SUS. A princípio, somente pessoas com idade entre 4 e 59 anos podem tomar o imunizante.  

O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga, apresentou nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose.

A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.

*Foto interna: Júlio César Arthur da Costa Escobar

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias