Lewandowski Assume o Ministério da Justiça e Segurança Pública
Anuncie Aqui
Ex-Ministro do STF, Ricardo Lewandowski, é Indicado por Lula para Substituir Flávio Dino
Nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a indicação de Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele substituirá Flávio Dino (PSB-MA), que foi indicado ao Supremo.
Lewandowski, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi indicado ao STF por Lula em 2006, sob recomendação de Márcio Thomaz Bastos, então ministro da Justiça.
Durante o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Lewandowski defendeu a votação em separado da perda de mandato e da inabilitação para exercer funções públicas, resultando na manutenção dos direitos políticos de Dilma.
No julgamento do mensalão, Lewandowski defendeu a absolvição do ex-ministro José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino, embora tenha sido voto vencido. Ele se destacou pelos embates com o relator do caso, Joaquim Barbosa, defendendo as garantias constitucionais dos acusados e a ampla defesa.
Lewandowski tomou decisões que beneficiaram o ex-presidente na Operação Lava Jato, como o trancamento de casos abertos na Justiça Federal do Paraná e a autorização para a defesa de Lula acessar mensagens vazadas da força-tarefa do Ministério Público Federal, contribuindo para o enfraquecimento da operação.
Fonte: Jovem Pan News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários