A temporada no futebol feminino é de Aitana Bonmatí. Vencedora do Prêmio Bola de Ouro, a atacante espanhola confirmou também o favoritismo na cerimônia do The Best e foi eleita a melhor jogadora do mundo.
Nesta temporada, Aitana faturou os principais prêmios individuais do futebol feminino. Além da Bola de Ouro e o The Best, a atacante também foi eleita a melhor jogadora da última Copa do Mundo e também da Liga dos Campeões.
“Começar 2024 recebendo um prêmio como este é um orgulho muito grande. Gostaria de agradecer às minhas equipes, o Barcelona e a seleção espanhola, às minhas companheiras e a todos que nos acompanharam. Por fim, dou parabéns às outras indicadas, quero dizer do orgulho que tenho de fazer parte de uma geração de mulheres que estão mudando o rumo do esporte”, comemorou a jogadora.
Na disputa deste ano, Aitana superou sua companheira de seleção espanhola Jenni Hermoso, atualmente no Tigres, e Linda Caicedo, do Real Madrid. Com a conquista, a jogadora de 25 anos deu continuidade à hegemonia espanhola nos últimos anos, somando aos dois prêmios vencidos por Alexis Putellas em 2021 e 2022.
Formada em La Masia, Bonmatí marcou 17 gols e participou com 21 assistências na última temporada pelo Barça. Além da Champions, a jogadora comandou o time catalão nas conquistas do Campeonato Espanhol e a Supercopa. Pela seleção, a craque balançou as redes três vezes na campanha do título mundial inédito da Fúria.
Durante a cerimônia do Prêmio The Best, a Fifa anunciou a criação do Prêmio Marta, em homenagem à jogadora brasileira. O troféu será a versão feminina do Puskas, elegendo o gol mais bonito do futebol feminino no ano.
Desde 2009, homens e mulheres disputam a mesma categoria de gol mais bonito do ano. A nova premiação será válida para a partida próxima temporada.
“Quero agradecer à Fifa e à comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida, ainda em atividade. E quem sabe, em ano de Olimpíadas, poder jogar ainda mais uma”, declarou a atacante brasileira.
Fonte: Ogol
Comentários