Acusada de se passar por advogada de imigração, Lélis enfrenta acusações de fraude
Patricia Lélis, jornalista brasileira que vive nos Estados Unidos, está na lista de procurados do FBI. Ela é acusada pela justiça americana de se passar por uma advogada de imigração e defraudar seus clientes em cerca de US$ 700 mil (R$ 3.4 milhões, na cotação atual). Lélis teria falsificado formulários de imigração, forjado assinaturas e criado recibos falsos. Além disso, ela teria persuadido amigos a se passarem por funcionários de um inexistente fundo de investimento para enganar suas vítimas.
As autoridades locais afirmam que Lélis se apresentava como uma advogada especializada em imigração, prometendo ajudar imigrantes a obter vistos de residência no país. No entanto, ela desviava o dinheiro das vítimas para sua conta pessoal e usava os fundos para reformar os banheiros de sua casa em Arlington, Texas.
Agora, Lélis terá que responder pelos crimes cometidos nos Estados Unidos. A investigação e a acusação foram conduzidas pelas autoridades federais da Virgínia, que identificaram as fraudes financeiras e reuniram provas suficientes para incriminar Lélis. Se condenada, Patricia pode enfrentar até 20 anos de prisão.
Além das acusações de fraude eletrônica, transações monetárias ilegais e roubo de identidade agravado, Patricia também é acusada de ameaçar suas vítimas quando elas se recusavam a enviar mais dinheiro. Ela teria inventado um número de processo fictício para dar credibilidade ao esquema fraudulento.
Nas redes sociais, a jornalista de 29 anos comentou sobre o caso. “Querido diário, comecei 2024 sendo ‘procurada’ pelo FBI, mesmo o governo sabendo que estou em asilo político em outro país. Meu crime: Peguei documentos de uns norte-americanos safados que me pediram para ser bode expiatório contra os meus e meti o pé”, escreveu a brasileira. “Boa sorte, USA, e contem sempre comigo para estar contra o governo norte-americano”, acrescentou. Em outra publicação, ela explicou mais detalhadamente do que está sendo acusada.
Olá twitter e várias pessoas que não conheço mas acreditam que eu devo explicaçoes de algo. Sim, o FBI no USA está me "procurando". Mas já sabem exatamente onde estou como exilada politica. Foram meses de perseguições e falsas acusações. Meu suposto crime: Não aceitei que me…
— Patrícia Lélis 🇧🇷 (@lelispatricia) January 15, 2024
Fonte: Jovem Pan News
Comentários