Em 15 dias, mais de 9 mil pessoas são vacinadas contra dengue em Dourados
Anuncie Aqui
Em 15 dias, mais de 9 mil pessoas são vacinadas contra dengue em Dourados
Nesta quinta-feira (18), a segunda maior cidade do interior do Estado completa 15 dias de vacinação contra a dengue e, de acordo com dados da Prefeitura Municipal, até a quarta-feira, 9.029 pessoas receberam a dose.
Conforme informado, Dourados é a primeira cidade do Brasil a realizar a vacinação em massa e o intuito é atingir 150 mil douradenses, com idade entre 4 e 59 anos.
Em 2023, mais de 1.500 pessoas contraíram a doença e os óbitos chegaram a cinco no município.
Boletim publicado pela Secretária Estadual de Saúde, na terça-feira (16), aponta 43 novos casos confirmados em Mato Grosso do Sul. Os dados são em relação à segunda semana do mês e mostra um aumento no número de casos, quando comparado à semana anterior.
Desse total, 3 são de Dourados. Maracaju, Ponta Porã e Coxim confirmaram 1 caso cada uma; Itaporã 2 casos; Amambai 3; Água Clara 7; Sete Quedas 8 casos e Chapadão do Sul 17 casos.
Como vacinar
Para receber a primeira dose, basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima, com documentos como CPF e carteirinha do SUS. A princípio, somente pessoas com idade entre 4 e 59 anos podem tomar o imunizante.
A vacina é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, além da sala de vacinação do PAM (Pronto Atendimento Comunitário), que atende de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h.
O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga, apresentou nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose.
A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários