A Nigéria venceu a Costa do Marfim por 1 a 0, na tarde desta quinta-feira, 18, no estádio Olímpico de Ebimpé, em partida válida pela segunda rodada do Grupo A da Copa da África de Nações.
Com o resultado, os nigerianos se recuperam do empate da primeira rodada, conquista a primeira vitória e chega a 4 pontos, ficando na 2ª posição. A anfitriã Costa do Marfim se complica e estaciona na 3ª colocação com 3 pontos. A Guiné Equatorial é líder após vencer a lanterna Guiné-Bissau por 4 a 2, também nesta quinta.
Um confronto da morte que poderia conduzir as classificações do Grupo A pareceu pesar na visitante Nigéria na primeira etapa, já que precisaria se recuperar de um empate na primeira rodada e tentar respirar na chave.
No entanto, a anfitriã da Copa da África de Nações, a Costa do Marfim dominou as ações nos 45 minutos iniciais. A equipe da casa conseguiu emplacar uma elástica posse de bola, chegando aos 60% e entregou finalizações à meta de Nwabali. Do outro lado, tentando se encontrar no jogo, a Nigéria não ofereceu real perigo aos costa-marfinenses.
Na segunda etapa, os nigerianos desistiram de disputar a posse de bola e passou a apostar nas jogadas de velocidade. O ritmo do primeiro tempo não voltou do vestiário com a Costa do Marfim, que acabou murchando e perdeu criatividade no setor ofensivo.
Confiante, aos 53 minutos Osimhen disputou bola na área com Diomandé e acabou sofrendo um chute do defensor na parte de trás da canela, caindo ao chão. À primeira vista, nada marcado. No entanto, o VAR acionou o árbitro, que foi ao vídeo e voltou ao centro do campo com a penalidade máxima no apito.
Na cobrança, Troost-Ekong ajeitou a bola com carinho, correu, encheu o pé na bola e mandou ela no meio do gol. O goleiro Yahia Fofana caiu para o lado direito e nada pôde fazer a não ser ouvir o estufar das redes o rugir da torcida nas arquibancadas.
A Costa do Marfim teve tempo para pensar em alternativas e promover mudanças, mas o ânimo da equipe foi minado após o gol sofrido. Controlando o adversário, a Nigéria tratou de esfriar os motores e garantir a vitória ao aproveitar a angústia do adversário.
Fonte: Ogol
Comentários