Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Para recuperar e proteger Rio Formoso, Governo de MS cria grupo que vai propor soluções ambientais

18/01/2024 às 10:29
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul Visa a Preservação Ambiental e o Uso Sustentável do Rio

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul criou um Grupo de Trabalho Interinstitucional para elaborar propostas e projetos voltados para a recuperação, proteção e uso sustentável da Bacia do Rio Formoso. O grupo buscará identificar e propor soluções para a preservação ambiental do curso d’água localizado em Bonito.

Na primeira reunião do grupo, realizada hoje (18), o governador Eduardo Riedel destacou a responsabilidade do Estado em implementar ações de preservação ambiental em Bonito, com foco no Rio Formoso. “Bonito é um patrimônio do Brasil e do mundo. Isso nos impõe uma grande responsabilidade. Precisamos criar mecanismos e buscar soluções. Este grupo de trabalho é importante para estabelecer um cronograma de ações e prazos”, disse Riedel.

Bonito, com demandas específicas relacionadas ao meio ambiente, é considerada a capital do ecoturismo do Estado e um dos melhores destinos do Brasil. Com o apoio e investimentos do Governo do Estado, o município registrou recordes em 2023, com mais de 313,3 mil turistas e 909,6 mil visitantes aos atrativos do município.

O relatório do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau, divulgado na semana passada, mostrou que em 2023, o município teve o melhor público desde 2015.

O Governo do Estado mantém uma atuação constante nas questões relacionadas à preservação ambiental no município. Por isso, o grupo de trabalho tem a responsabilidade de melhorar a conservação ambiental, propor um plano de ação e um projeto de execução.

“Este grupo específico é para que possamos ter ações efetivas, práticas e de curto prazo, em relação à situação do Rio Formoso. Já temos um conjunto de ações para toda a bacia e os outros municípios, Bodoque e Jardim, além de Bonito. Nosso objetivo é construir soluções, juntamente com a prefeitura”, disse o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

A criação do grupo foi formalizada em dezembro de 2023, levando em consideração o crescimento do município de Bonito, o aumento expressivo no número de visitantes nos últimos anos e a necessidade de desenvolver ações que permitam o desenvolvimento sustentável, preservando as belezas naturais e a qualidade de vida da população.

O grupo tem um prazo de 120 dias para apresentar as propostas de ação para a recuperação, proteção e uso sustentável do Rio Formoso, um dos principais rios de Bonito e considerado um dos rios de maior beleza cênica do mundo.

 

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias