Solicitações de inclusão de atividade remunerada nas CNHs cresce 13% em Mato Grosso do Sul
Anuncie Aqui
O Detran-MS registra um crescimento de 13% nos pedidos para incluir a observação de EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) registrou um aumento de 13% no número de pedidos para incluir a observação de Exerce Atividade Remunerada (EAR) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse aumento foi de 36% na categoria AB, seguido de 24% na B, 9% na AC e 8% nas categorias D e AE.
A observação de EAR na CNH é necessária para aqueles que ganham dinheiro dirigindo veículos, seja para transportar pessoas ou bens, como taxistas, motoristas de ônibus, caminhoneiros ou mototaxistas.
Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, alerta que é obrigatório ter essa observação na CNH para quem trabalha com transporte, seja de pessoas ou de cargas, além dos cursos específicos para cada área.
“Qualquer pessoa já habilitada pode solicitar a opção de exercer atividade remunerada. Ela só precisa fazer o exame com o psicólogo para incluir essa opção. E toda vez que for renovar, além de todo o processo comum, tem que passar também pelo exame psicológico. E para algumas funções, além da observação, são necessários cursos específicos como, por exemplo, transporte coletivo, escolar, produtos perigosos, cargas indivisíveis, veículos de emergência, entre outros”, explica Zeinab.
Quem está tirando a primeira habilitação pode optar para já sair com a CNH com a observação de EAR sem custo adicional, pois já consta no processo todos os exames necessários para ser habilitado.
Felipe Augusto Bernardino, moto-entregador de 27 anos e habilitado há sete, incluiu o EAR na CNH um ano e meio após a primeira habilitação. “Tive que incluir a observação de EAR em 2018 quando, para ter uma renda extra, optei em ser motorista de aplicativo. Foi bem fácil fazer isso. Aí, aproveitei que já tinha e virei moto-entregador que também precisa. Inclusive, renovei agora em janeiro e foi tranquila e rápida, única coisa a mais que fiz foi passar pelo psicólogo”, conta Bernardino.
Para solicitar a inclusão na observação EAR na CNH, o condutor deve entrar no portal do Detran-MS, no campo Habilitação, clicar em CNH Ágil, depois em Renovar e escolher a opção Renovar EAR, pagar as guias, fazer novos exames psicológico e médico, e nova captura de imagem. Com isso, a CNH vai sair com uma nova data de validade.
O valor para renovar a CNH com atividade remunerada é em média R$ 545,00, enquanto para quem não tem atividade remunerada na CNH o valor é de R$ 344,00 em média. Esse valor pode variar conforme a UFERMS do período.
Rodrigo Maia, Comunicação Detran-Ms
Foto: Rachid Waqued
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários