A fábula de Peter Pan é um clássico que conta a história de três irmãos desamparados que acompanham Peter em uma viagem em direção à Terra do Nunca. A Bundesliga, em sua edição 2023/24, abriga a história de dois órfãos, mas de títulos: de um lado o Bayer Leverkusen e, do outro, Harry Kane, recém-chegado ao undecampeão alemão Bayern de Munique.
Neste fim de semana, o Leverkusen de Xabi Alonso conseguiu sua segunda vitória mágica consecutiva. Depois de bater o Augsburg pela 17ª rodada, com gol aos 49 da etapa final, os Farmacêuticos estiveram duas vezes atrás do RB Leipzig no placar, chegaram a igualdade e venceram com gol de Piero Hincapié aos 46 do segundo tempo.
Sem o artilheiro Victor Boniface, desfalque por três meses depois de passar por cirurgia por conta de uma grave lesão na coxa, o Bayer tem se apoiado em outro reforço que caiu como uma luva no sistema da equipe. O lateral espanhol Álex Grimaldo já demonstava grande qualidade no apoio e nas bolas paradas em quase uma década de Benfica. Em 2023/24, o atleta de 28 anos deu um passo além e já soma nove gols, sua melhor marca na carreira, além de dez assistências distribuídas, sendo quatro delas nos últimos três jogos.
De um lado, o Bayer Leverkusen venceu pela quinta vez seguida e segue invicto na temporada – o time alemão é o único em toda a Europa a ostentar essa marca – com 15 vitórias em 18 partidas do Campeonato Alemão e no topo da tabela com 48 pontos ganhos.
Do outro, o Bayern de Munique sofreu derrota surpreendente neste fim de semana, em casa, diante do Werder Bremen, o 13º na classificação. Agora, a distância dos Bávaros para o Leverkusen é de sete pontos, ainda que o time do Munique tenha um jogo a mais por disputar. O problema é o sentimento de desconfiança e o retrospecto recente de duas derrotas nos últimos cinco duelos.
Equipe que mais vezes foi vice-campeã na Alemanha sem nunca ter levantado um troféu, com cinco segundos lugares, o Bayer Leverkusen recebeu um nada honroso apelido de “Neverkusen”.
A lenda ficou imortalizada na temporada 2001/02, quando os Farmacêuticos ficaram com o vice simplesmente nas três competições que disputaram: na Liga dos Campeões, o revés veio com um épico gol de voleio de Zinédine Zidane pelo Real Madrid. Na Bundesliga, a equipe perdeu a liderança na penúltima rodada, enquanto na Copa da Alemanha o o Bayer até saiu na frente do Schalke, mas acabou superado por 4 a 2 na final.
O Bayer Leverkusen teria a companhia de um rival caso decidisse fazer a travessia à Terra do Nunca. Depois de mais de uma década no Tottenham onde, justiça seja feita, nunca teve um plantel ao redor do mesmo nível dos adversários, Harry Kane foi a grande contratação do Bayern de Munique para a nova temporada.
Conhecido pelo faro goleador, Harry Kane também leva a pecha de nunca ter vencido um troféu na carreira. Em duas oportunidades, o centroavante chegou bem perto da glória. Em 2019, os Spurs foram superados pelo Liverpool na final da Liga dos Campeões. Pela seleção, a Inglaterra de Kane foi superada em pleno estádio de Wembley pela Itália, na decisão por pênaltis, pela Eurocopa de 2020.
No ano de 2024 do futebol alemão uma coisa é certa. Uma das maldições será quebrada. Nesse momento, o Leverkusen é quem está mais perto de deixar a Terra do Nunca e, enfim, levantar um troféu…
Fonte: Ogol
Comentários