Um, dois, três, quatro… Cinco! Gonzalo Mastriani estreou na temporada 2024 como se estivesse em outro ritmo em relação àqueles que ainda aquecem e buscam ritmo de jogo com o fim da pré-temporada. O uruguaio conduziu a goleada do América no fechamento da primeira rodada do estadual e conseguiu um feito que nenhum outro jogador da capital havia conquistado neste século.
Nenhum americano, mas também nenhum cruzeirense ou atleticano fez cinco gols em um jogo pelo Campeonato Mineiro desde 2001. Na verdade, pelo América, o último jogador a conseguir o feito foi há quase exatos 30 anos, em fevereiro de 1994: Hamilton fez cinco numa goleada de 7 a 0 do América sobre a Alfenense.
Mastriani foi artilheiro da Copa Sul-Americana na temporada passada e o terceiro jogador do futebol mineiro com mais gols marcados em 2023, com 21 gols, atrás apenas da dupla do Atlético, Hulk (30) e Paulinho (31). O artilheiro do Cruzeiro na temporada passada foi Bruno Rodrigues, que se transferiu para o Palmeiras neste ano, com 13 gols.
O ótimo de desempenho de Mastriani, apesar do ano ruim que culminou no rebaixamento do Coelho para a Série B, transformou o uruguaio em nome cobiçado no mercado de transferências. O Athletico Paranaense tentou a contratação do jogador, mas esbarrou nas cifras pedidas pelo América, 2,5 milhões de dólares. O América teria abaixado a pedida, segundo o próprio Mastriani em uma entrevista recente, para 2 milhões de dólares e o Vélez Sarsfield, da Argentina, estaria interessado no jogador. Nacional e Peñarol, do Uruguai, e o futebol árabe também monitoram a situação.
O desejo de Mastriani não é escondido pelo jogador. O atacante falou abertamente que quer deixar o América, disse que gostaria de sair para jogar o Brasileirão, que recebeu as propostas de fora, mas que “eles me querem muito aqui, e o presidente está dificultando a minha saída. Não vai depender só de mim”.
Tudo agora parece mais difícil para Mastriani, e por culpa dele. Com cinco gols no jogo de abertura da temporada, o atacante tende a ser mais cobiçado e com negociações mais difíceis pela frente. Os cinco gols já são metade do caminho para a artilharia do Mineiro, afinal Hulk chegou lá com 11 no ano passado e 10 em 2022. Rodolfo, último artilheiro pelo América, fez sete em 2021. Com um só jogo, Mastriani já tem a artilharia do Campeonato Mineiro bem encaminhada, a dúvida só parece se ele vai seguir tempo suficiente para ficar com a honraria.
Fonte: Ogol
Comentários