Na abertura das oitavas de final da Copa Africana de Nações, a Angola sustentou sua boa campanha e passou pela Namíbia, vencendo por 3 a 0. Os Palancas Negras ficaram boa parte do primeiro tempo com um jogador a menos e mesmo em desvantagem começaram a construir sua classificação, que foi ampliada na etapa final.
Agora, a Angola aguarda o vencedor do duelo entre Nigéria e Camarões para conhecer seu adversário nas quartas de final.
Invicta na fase de grupos da Copa Africana, a Angola quase viu sua campanha ir por água abaixo logo cedo na partida e precisou lidar com um prejuízo enorme desde o começo da partida. Aos 15, o goleiro Neblú salvou um contra-ataque da Namíbia, mas defendeu com as mãos fora da área e recebeu o vermelho direto.
Com a vantagem numérica, a Namíbia iniciou seu controle da partida, mas continuou sofrendo com agressivo ataque angolano. Aos 38, a Angola surpreendeu efetivamente pela primeira vez e abriu o placar. Em grande jogada de Gilberto, Fredy recebeu livre dentro da área e escorou para Gelson Dala empurrar para as redes.
O primeiro ato da seleção angolana deu início a uma sequência de golpes, que tirou o jogo das mãos da Namíbia. Dois minutos depois de abrir o placar, os Palancas Negras engataram outro contragolpe desta vez impedido com falta por Haukongo. O defensor recebeu o segundo amarelo e deixou a Namíbia também desvantagem.
Para agravar ainda a situação dos Bravos Guerreiros, na cobrança da falta, Fredy levantou no segundo poste e Gelson Dala apareceu novamente no meio da área para cabecear no fundo do gol: 2 a 0 para a Angola.
No segundo a partida, perdeu a intensidade e a seleção angolana administrou melhor seu tempo com a bola. Sempre perigosa nas saídas em velocidade, a equipe comandada pelo português Pedro Soares ainda encontrou espaço e disposição para liquidar o placar. Aos 21, Mbululu disparou com liberdade pela canhota, limpou para o meio e chutou longe do alcance de Kazapua, fechando a classificação angolana.
Fonte: Ogol
Comentários