A Nigéria foi fatal nas suas poucas chances e em um jogo travado contra Camarões, venceu por 2 a 0 pela fase oitavas de final da Copa Africana de Nações. Os gol da vitória, e consequentemente da classificação, foram marcado por Lookman.
O adversário da Nigéria nas quartas de final será a Angola, que superou a Namíbia. O jogo vai acontecer na próximo sexta-feira, 2, às 14h (horário de Brasília).
Nos primeiros minutos, a Nigéria que ficou mais tempo no ataque, trocando passes e caçando os espaços na defesa de Camarões. No entanto, buscou o jogo mais pelos lados, com cruzamentos para a área, sem ganhar no alto. Até que aos 9, após bola afastada em cobrança de falta, Simon bateu da meia-lua, o goleiro Ondoa deu rebote e Ajayi ficou com o rebote para abrir o placar. No entanto, após longa revisão do VAR, o gol foi anulado por impedimento.
Apesar de demorar a chutar a gol, Camarões que teve maior posse de bola, trocando passes com velocidade, mas acumulando erros no último terço. Aos 18, a primeira finalização, quando Magri emendou de primeira após cruzamento para a área, mas chutou a bola alto demais. Do outro lado, a Nigéria já parou de aparecer tanto no ataque, o que deixou a partida mais morna.
O duelo seguiu na mesma dinâmica, com Camarões mais tempo com a bola, com a seleção de Camarões ficando com a bola, mas sem agressividade. Entre muitas faltas e cruzamentos para a área que não deram em nada, faltou finalização. Até que a Nigéria foi fatal quando voltou a chutar. Aos 38, após assistência perfeita de Osimhen, Lookman não pensou duas vezes, bateu de primeira e encontrou a rede. Agora sim, placar aberto.
Magri tentou empatar para Camarões em chute da entrada da área, mas a bola acabou bloqueada pela zaga antes de chegar na meta. Na reta final do primeiro tempo, o duelo esteve mais truncado, com muitas faltas. A Nigéria poderia ir para o intervalo com uma vantagem maior, mas o goleiro Ondoa saiu muito bem das traves para evitar que Osimhen saísse sozinho na cara do gol.
O segundo tempo seguiu de um jogo travado, com pouco objetividade dos dois ataques e consequentemente com poucas finalizações e chances claras de gol. Camarões continuou com a bola e pressionando em busca do empate, mas apelou para os cruzamentos para a área, em que a defesa da Nigéria levou a melhor.
A Nigéria quase ampliou aos 12, com Lookman, autor do primeiro gol. Em falta quase na linha da grande área, ele pegou bem na bola e ela saiu por cima da meta, passando perto do travessão. Do outro lado, Camarões seguiu trabalhando a bola no ataque, mas a incapacidade de furar a marcação rival foi grande. O tempo foi passando e nada do goleiro Nwabali precisar trabalhar além das interceptações de bolas aéreas.
O jogo passou por um longo período de parada técnica e a Nigéria precisou substituir seu goleiro, enquanto Camarões lançou o recém recuperado Aboubakar. Aos 40, a Nigéria teve a chance de matar o jogo, quando Lookman deu um grande presente para Omerou, que acabou chutando em cima da marcação. Em seguida, Iwobi que chegou com liberdade dentro da área, mas errou feio o chute.
Nigéria teve vários contra-ataques, mas sempre faltava um cuidado final na hora de concluir. Então aos 45, depois de ver os companheiros desperdiçarem as chances, Lookman sacramentou a classificação. O atacante aproveitou tabela pela esquerda e cruzamento de Bassey para completar na primeira trave. Foram 10 minutos de acréscimos, mas o duelo já estava decidido.
Fonte: Ogol
Comentários