A otimização de processos internos aumentou a eficiência dos leilões, melhorando a segurança e a transparência.
Pelo segundo ano consecutivo, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) superou a marca de mais de 80 leilões realizados. A otimização de processos internos resultou em um aumento na eficiência dos leilões, proporcionando maior segurança e transparência.
Um relatório anual da Gedest (Gerência de Destinação de Veículos) revela que, embora o número de leilões realizados em 2023 tenha sido menor do que em 2022, o número de veículos ofertados no último ano aumentou em 3%, com 9.145 veículos sendo arrematados.
Em 2023, foram realizados 29 leilões na modalidade de veículos para circulação, 29 de sucata aproveitável e 24 de sucata inservível.
A disponibilização de veículos para leilão segue a Resolução Contran nº 623/16, que regulamenta os procedimentos administrativos para a remoção, custódia e realização de leilão de veículos que foram removidos ou recolhidos por órgãos que integram o SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e que não foram recuperados pelos seus proprietários dentro do prazo de 60 dias.
A abordagem de leilões não só evita o acúmulo de veículos nos pátios das agências, mas também tem um impacto positivo na sustentabilidade. Desde 2020, a operação Pátio Zero tem como objetivo evitar que esses veículos se tornem obsoletos, acumulando sujeira, lixo e larvas de mosquito.
Na presença do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o Detran-MS foi o primeiro do país a firmar um termo de cooperação com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para racionalizar o procedimento de retirada de restrição judicial nos processos cíveis de competência da justiça estadual. O primeiro leilão nesta modalidade está previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2024.
Comentários