Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESApostando em nova geração, Nigéria volta à final da Copa Africana após...

Apostando em nova geração, Nigéria volta à final da Copa Africana após uma década

spot_img

A seleção da Nigéria derrota a África do Sul nos pênaltis e garante uma vaga na final da competição.

A seleção da Nigéria garantiu na quarta-feira, 7, uma passagem direta para a grande final da Copa Africana de Nações após derrotar a África do Sul na disputa por pênaltis. Esta classificação marca um momento de transição para a equipe, que volta a disputar o título da competição após uma década.

A Nigéria, uma potência do futebol entre os anos 80 e 2000, chegou a seis das onze finais que aconteceram durante este período, saindo vencedora em três ocasiões. Em 2024, a equipe aposta em uma safra de jovens talentos em busca da quarta taça.

Na equipe principal, apenas quatro dos 25 convocados para a Copa Africana têm idade acima dos 30 anos. Os principais nomes da Nigéria na atual campanha são sensações na Europa e atuam como rivais no futebol italiano.

Ademola Lookman, o artilheiro da equipe até agora, nasceu em Londres, na Inglaterra, mas decidiu defender as cores verde e branco da Nigéria por sua descendência. Aos 26 anos, o atacante acumula três gols em seis partidas na Copa Africana. Na Itália, jogando pela Atalanta, Lookman encontrou sua melhor versão e é homem de confiança do técnico Gian Piero Gasperini.

Jogando ao lado de Lookman está Victor Osimhen, atual melhor jogador africano e referência em técnica e gols no futebol europeu. Apesar de já ter se firmado aos 25 anos e ser cobiçado pelos maiores clubes do Velho Continente, o atacante tem tido uma Copa Africana sem grande brilho, com apenas um gol e uma assistência em seis jogos.

Apesar de não balançar as redes como está acostumado atuando com a camisa azul do Napoli, Osimhen contribui com sua consciência tática e maturidade, entendendo que é também uma das lideranças do grupo. Inclusive, foi ele quem sofreu o pênalti para a Nigéria abrir o placar contra a África do Sul na semifinal, em cobrança do zagueiro e capitão Troost-Ekong.

A Nigéria terá uma nova oportunidade de se eternizar como campeã da Copa Africana de Nações. Este é um momento para consolidar e dar confiança à equipe comandada pelo técnico português José Peseiro, que ainda terá pela frente a busca por uma vaga na próxima edição da Copa do Mundo, através das eliminatórias, onde soma dois empates em dois jogos.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img