PF apura crime de difamação eleitoral cometido com uso da inteligência artificial
Anuncie Aqui
A operação tem como objetivo identificar os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral do prefeito da cidade de Manaus.
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 9, a Operação Nirmata no Estado do Amazonas. O objetivo é identificar os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral do prefeito da cidade de Manaus com uso de inteligência artificial.
Segundo a investigação, após uma manifestação de professores em frente à Prefeitura da capital amazonense, um áudio com insultos aos docentes foi divulgado no dia seguinte, sendo atribuído ao prefeito. A Polícia Federal iniciou uma investigação e conseguiu provar tecnicamente que o material que circulou não era autêntico.
Agora, foi identificado o sistema usado para criar a peça de difamação, bem como os responsáveis por produzir o áudio, o local de produção e uma agência de publicidade responsável pela divulgação e propagação em plataformas digitais.
Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, que têm como alvos um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores da “fake news”. Até o momento, foram apreendidas mídias computacionais, e os suspeitos foram intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal. O Ministério Público Eleitoral e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) acompanham as diligências.
Esta operação destaca a importância do trabalho contínuo das forças de segurança no combate à difamação e à disseminação de notícias falsas.
Fonte: Jovem Pan News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários